02 fevereiro 2016

Resenha: Meu Amiguinho do Espaço - Alan Borges


Título: Meu Amiguinho do Espaço.
Autor: Alan Borges.
Editora: Chiado Editora.
Número de Páginas: 98.
Livro cedido pelo autor.
Sinopse:

Ah, ainda lembro-me dele.
Já se passaram tantos anos, mas parece que foram apenas alguns dias.
Lembro-me dele, como se o tivesse visto há poucos instantes.
Mesmo depois de crescido e envelhecido, ainda sinto a sua falta.
E não há nada que possa amenizar minha saudade, a não ser...
O sorriso das estrelas. Elas ainda me confortam...
Te contarei um pouco desta história, que faz parte da minha.
O descreverei aqui, para vocês...
Não posso falar-te muito a respeito.
Precisaria de um livro de um milhão de páginas.
Irei resumir, mas não te preocupes: revelarei momentos extraordinários e falarei de algo incrível que nunca esqueci.

Nota do autor: Um livro de literatura juvenil, mas que os pais deveriam ler. Uma história breve, simples, entretanto, tolhida de ensinamentos, e aliciante do começo ao final. Embarque em uma narrativa filosófica e poética onde o autor apresenta um menino e um ser de outra galáxia para nos mostrar com esmero, sobre como se viver sabiamente.
 Crítica:

Meu Amiguinho do Espaço é um livro extraordinário no qual o personagem, já adulto, narra sua estória de quando ainda era um menininho. Quando menino, o nosso personagem, começou a sonhar com um ser de outra galáxia que o ensinava muitas coisas o 'desafiando' a ser uma pessoa melhor. No primeiro sonho a criança passou por um desafio onde escalou uma montanha e teve de caminhar até encontrar o dono da voz que conversava com ele. Assim que o encontrou descobriu nele um amigo com quem conversava todas as noites.

O menino era uma criança simples, vindo de família pobre, porém tinha muito amor em sua família. Entre os ensinamentos do amigo do espaço, é mostrado o dia a dia do garotinho com sua família e na escola. A medida que o menino vai passando por certas coisas na vida, o amigo o vai ensinando a lidar com isso e ele vai aprendendo a não sofrer e a ser uma pessoa melhor.

O amigo do espaço explica que veio de uma galáxia bem longe e que eles são mais evoluídos do que a Terra. Lá eles tem a responsabilidade de ajudar os humanos a serem melhores e o menino é o escolhido por esse Ser. Até que o menino esteja pronto, ele o ensina sobre amizade, altruísmo, vencer o medo, coragem, etc.

Algo interessante no livro é que nenhum personagem tem o nome citado, mas você consegue se envolver na estória da mesma forma. O amigo do espaço fisicamente não parece ser muito mais velho que o menino, porém ele age como se fosse um adulto. Me pergunto se ele assumiu essa forma para o garoto se sentir mais próximo dele. Achei de leitura fácil e fluída, li em pouquíssimo tempo.

O livro tem muitas falas e frases de grande valor e com lições que nós que já somos 'crescidos' acabamos nos esquecendo no dia a dia. Costumo marcar as frases que gosto nos livros com post its, e tenho que dizer que eu acho que nunca coloquei tanto post it em um livro como nesse. O livro parece ser um livro infantil, porém ele pode facilmente ser lido por adultos e o recomendo muito. Apesar de serem obras completamente diferentes, me lembrei bastante de O Pequeno Príncipe por ser um livro infantil, mas que os adultos acabam amando.

Achei a capa bem interessante, adorei as tonalidades de azul nela, planetas e galáxias ao fundo. Encontrei apenas dois erros de português, não é nada muito gritante e que atrapalhe a leitura. O material do livro é excelente e não deixa nada a desejar em qualidade. 

Espero que tenham gostado de conhecer sobre a obra do nosso parceiro. Saibam que dia 04/02 vai sair uma promoção onde podem ganhar um exemplar do livro. E em breve saíra uma entrevista sobre o livro com o autor Alan Borges!


Bom, é isso ai Cults! Até a próxima!

Exale tua bondade por onde passares...
Assim como as rosas da Terra exalam o seu perfume por onde passam... -Pág. 5
- Seja forte, este é apenas um dentre milhares de obstáculos que terá. Dentre milhares de obstáculos, este é tão minúsculo... - fez meu amiguinho cinza com sua fabulosa voz. - Pág. 40
- Será útil e gentil, ajudará não somente seus amigos, mas todos que precisarem de sua ajuda, sempre que necessário. - Pág. 81
Nota:



Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Oi, Pamella! Tudo bem?
    De início, a capa não me chamou muito a atenção e também o título me pareceu um pouco infantil demais, mas após ler sua resenha achei que o conteúdo parece ser bem interessante. Fiquei curiosa sobre esta ideia de amigo alienígena, se ele seria realmente real ou imaginário. Despertou meu interesse! :D

    ResponderExcluir
  2. Olha, posso te dizer que de início fiquei com um medo danado pelo fato de imaginar que a criança encontrava-se com um ser de outro planeta e olha que acredito em seres de outros planetas, que não somos exclusivos, mas daí vem aqueles filmes de esta na nossa mente e ui, dá medo. Mas é legal que a imagem que o autor passa é sempre positiva e cheia de inspiração.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu adoro livros com essa temática, principalmente com aliens e que nos fazem refletir com a ficção. Eu já li um livro que não citava os nomes do personagens e eu adorei, pois deu uma cara nova, um tom de anonimidade que eu jamais tinha lido em outra obra Esse livro me parece ser muito interessante, além da capa ser bem instigante. Adorei a dica mesmo. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pamella
    Eu curto livros com uma pegada infantil, mas depende claro, como é desenvolvido. Ainda não conhecia esse, mas gostei da premissa. Adoro livros assim, com trechos marcantes,você deve ter marcado vários. Adorei a dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pelo desenvolvimento e frases que fazem refletir também pensei em O pequeno príncipe. Gosto de leituras mais infantis, então fiquei bem curiosa para conhecer essa obra, parece ser uma leitura incrível! E gostei da capa.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não curto muito livros com essa pegada infantil, logo de cara já não leria o livro, o título em nada ajuda, a capa até é interessante, mas seria outro ponto que para mim já seria motivo suficiente para excluir a leitura.Já havia lido uma outra resenha sobre o livro, mas nada que fosse realmente animador, ao contrário da sua que ressaltou alguns pontos altos do livro que me fizeram ficar bem curiosa com o enredo em si, alguns dos quotes foram realmente inspiradores e a comparação com O Pequeno Principe, mesmo sendo totalmente distintos um do outro, me fizeram crer que o livro merece uma segunda chance, apesar dos pesares... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Oieee
    Tudo bom?
    Infelizmente não me senti atraída com a história do livro, mesmo sendo um tipo de livro que normalmente leria.
    Mesmo assim sua resenha está ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Pam
    Que livro incrível. Confesso que pensei ser algo meio espírita.
    Gosto de livros que apesar de serem indicados para público infantil, conseguem cativar adultos. A comparação com o pequeno príncipe me ganhou de vez.
    Fiquei curiosa e com vontade de ler sim.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rizia,

      Confesso que quando estava kendo eu senti umas referencias meio espíritas, mas esqueci de perguntar isso pro autor na entrevista que fiz com o autor. Toda essa coisa de vida em outras galaxias e planetas mais evoluídos realmente me lembrou muiiito o espiritismo. Fixo feliz que tenha gostado.

      Beijos!

      Excluir
  9. Adorei a premissa do livro e fiquei imaginando se cada um de nós também viesse a narrar a sua infância ou cisa do tipo... seria incrível!!! Curti a capa e já anoitei a dica para eu ler e acredito, para o meu filho também.
    bj

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser lindo! Creio que os personagens nem deveriam mesmo ter um nome citado, pois, ao que parece, todos fazem parte do mundo interior do menino, ou seja, são aspectos de sua psique, de seu inconsciente, que surgem em sonhos como forma de dar mais segurança para o pequeno que, como toda criança, tem seus medos e inseguranças. Adoro esse tipo de literatura! Gostei muito da premissa do livro e a dica já foi anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  11. Olá! Realmente me lembrou um pouco O Pequeno Príncipe. Achei bem legal a premissa dele, acho muito interessante quando um livro consegue nos passar reflexões, nesse caso, mostrando através de um menino...Acho que isso que nos falta(e talvez o que o livro queira dizer): olha a vida com os olhos de uma criança. Parabéns pela resenha, beijos!


    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  12. Que livro fofo! Não sei se seria o tipo de obra que eu compraria sem a recomendação de alguém, mas ele realmente parece ler legal, principalmente para jovens. :)

    http://magoevidro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Pamella, acho muito bacana quando o livro trás essa trama que prende o leitor, achei bem diferente e interessante a moral dessa história e com toda certeza já está na minha lista para ser lido!

    Beijos

    www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  14. Oláa!!
    Nunca tinha ouvido falar do livro nem do autor e só pela sinopse já me encantei com a estória,louca pra ler sobre esses ensinamentos que o autor quer passar no livro e também sobre todos os obstáculos que esse garotinho passou!! Fiquei bem empolgada com essa promo.. espero poder conseguir ganhar esse livrinho ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/02/resenha-um-beijo-inesquecivel-julia.html

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Nunca tinha visto nada sobre o livro e nem sobre o autor. Mas me pareceu super interessante e pelo que você falou,é um livro que nos prende do começo ao fim né?
    Esses ensinamentos que o autor quer passar são o que chama mais a minha atenção. Fiquei muito curiosa,quero descobrir qual é a moral do livro.
    Quem sabe na promoção,não consigo o livro?
    Obrigada pela dica,Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olha lendo a sua resenha já me interessei pelo o livro.
    Achei lindo esse menino do espaço vim ajudar as pessoas na terra e ensinar sobre os valores da amizade e do amor. Sério, normalmente esses livros nos trás muita aprendizagem e eu gosto disso. Até fiquei interessada em fazer a solicitação dele para fazer a leitura e espero poder ter a chance, porque amei tudo que você abordou. Me parece uma leitura leve e descontraida que a gente devora. Espero que seus outros leitores também gostem, porque eu já estou colocando na minha lista de desejados sem dúvida! hahahaah

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-confucio-as-licoes-do-mestre.html

    ResponderExcluir
  17. Oiie Pam,

    Achei lindo a capa, a Chiado está arrasando. Sabe adorei também o enrendo, essas história de alienígena gosto muito, e também tem tema sobre amizades, e ensinamentos, isso me encanta, pois é o que estamos precisando no mundo. Vou solicitar para a Editora esse livro, quero muito ler.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  18. Olá... tudo bem??
    Nossa que legal que o livro causou todos esses sentimentos você... é tão bom quando um livro nos prende e nos faz praticamente viver a história... acredito que deve ter mesmo quotes maravilhosos... eu adorei os que você colocou na resenha... a história parece ser bem desenvolvida e de fácil entendimento ao leitor, mas infelizmente não é muito o meu tipo de leitura... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. oi a princípio pela capa e título eu honestamente não leria este livro, mais daí fui acompanhando sua resenha e fui me interessando cada vez mais pela história, achei a premissa bem interessante! Colocarei em minhas metas beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá. Confesso que no começo da resenha e da sinopse, a obra não havia me agradado, mas, confesso que o autor deve uma história bem interessante. Parece ser uma leitura bem agradável para refletir mesmo eu achando estranho não terem citado nenhum nome de personagem kkkk. Acho que ficaria agoniada com isso. Mas enfim, acho que darei uma chance, até porque curto muito O pequeno príncipe.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bom?
    Adorei saber que o livro se parece com "O Pequeno Príncipe" na questão de ser voltado para um público infantil, mas que os adultos se apaixonam. Parece ser um livro extraordinário. Parabéns pela resenha, está fantástica. Espero conhecer esse livro em breve!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir