18 fevereiro 2016

Momento Popcorn: Os Dez Mandamentos






Título: Os Dez Mandamentos.
Ano de Lançamento: 2016.
Elenco Principal: Guilherme Winter, Sérgio Marone, Camila Rodrigues, Petrônio Gontijo, Giselle Itié, Denise Del Vecchio, Paulo Gorgulho, Vera Zimmermann, Larissa Maciel e Sidney Sampaio.
Sinopse:

Acolhido pela filha do faraó ainda bebê, Moisés cresce como príncipe do Egito, mas volta-se contra sua família adotiva em favor do sofrido povo de Israel, que por ele deverá ser conduzido à libertação. Adaptação cinematográfica baseada na Bíblia e na novela homônima da Rede Record, um dos maiores fenômenos de audiência dos últimos tempos da televisão brasileira.
Moisés na companhia de Josué após pegar os dez mandamentos.

Curiosidades:

A cidade cenográfica de Os Dez Mandamentos é a maior já construída pela Record. Possui 7.000 metros quadrados de área construída.

Alguns eventos que foram exibidos no filme/novela, como as pragas e a abertura do Mar Vermelho, foram produzidos em Hollywood.

O nascimentos de Moisés.
Crítica:

Bom, para quem não conhece... Os Dez Mandamentos se trata da história de Moisés (Guilherme Winter). Não conhece a história de Moisés? Sente-se que a tia vai te contar o que diz a Bíblia. Havia uma época no Egito em que os Hebreus eram escravos e eram muito maltratados pelos Egípcios. Em determinada época vendo que os Hebreus se reproduziam rapidamente e se sentindo ameaçado, o Faraó decretou que todo bebê Hebreu de sexo masculino deveria ser morto, jogado no Nilo.

Vendo isso, Joquebede (Denise Del Vecchio), não podia deixar que seu filho fosse morto. Colocou-o em um cesto feito de palha e deixou que as águas do Nilo o levasse. Sua filha mais velha, Miriã (Larissa Maciel), acompanhou o caminho que o cestinho fazia, zelando pelo irmãozinho. Até que a filha do Faraó (Vera Zimmermann), que se banhava no Nilo, encontrou o cesto e descobriu ali o bebê que resolveu tomar para si como filho e o chamou de Moisés.

Elenco Reunido para gravação de reunião entre Moisés, Arão e Ramsés.
Moisés cresceu e foi criado como um príncipe vivendo no palácio e tendo todas as regalias. Ele acaba por descobrir que sua família hebreia esta viva. E começa a questionar como as coisas funcionam, chegando a matar um soldado que espancava um Hebreu injustamente. Depois disso ele sai fugido do Egito para o deserto. Lá em um povoado ele acaba se apaixonando por Zípora (Giselle Itié) filha de Jetro e eles se casam e constituem família.

Depois de anos Deus fala com Moisés e diz que ele é o escolhido para libertar seu povo junto de seu irmão Arão (Petrônio Gontijo). Então Moisés volta para o Egito para se encontrar com seu irmão e exigir do Faraó, agora Ramsés (Sérgio Marone) que foi criado como um irmão junto a Moisés, que liberte seu povo. Mas é claro que ele não vai deixar os Hebreus irem embora assim tão fácil, e é assim que Deus manda as famosas pragas do Egito, até mandar a mais terrível de todas (a morte do primogênito) e os Hebreus serem libertos.

Os soberanos de todo os Egito. Não resisti a legenda hahaha.
Bom, eles são livres para deixar o Egito, mas buscando vingança Ramsés e seus soldados perseguem eles por boa parte até serem derrotados. E então eles finalmente estão livres para seguir seu caminho. E o filme segue até o momento que Moisés volta do monte com os dez mandamentos e encontra o povo descumprindo as regras de Deus e é neste momento que tem-se a derradeira cena que o povo vai escolher se fica com Deus ou é separado dos verdadeiros "fiéis". E logo após isso tem-se o final inédito que nos foi prometido.

Mas Pam você contou a história toda! É, eu contei, afinal todo mundo já sabe dela toda mesmo e não tem como explicar o filme sem contar tudo. Mas eu fiz o resumo do resumo do resumo da história toda e omiti várias partes e detalhes, ou o post não teria fim.

Moisés abrindo o Mar Vermelho.
Como muitos devem saber antes de virar filme, Os Dez Mandamentos se tratava de uma novela do canal Record. E como a história (originalmente falando, tirando o que acrescentaram para dar um 'tchan' na novela) foi tirada da Bíblia, não havia nada que pudessem fazer nos cinemas a não ser montar o filme com o que tinham da novela. Portanto, o filme se trata de uma compilação da novela, com exceção de cenas que apareceram no início e no fim do filme. Ah sim e a narração também foi algo inédito, o filme foi narrado por Josué/Oseias (Sidney Sampaio) que devo dizer que estava muito mais lindo com o cabelo curto acima do ombro do que com o cabelo da novela.

Por ser uma compilação de cenas da novela, devo dizer que pecaram em algumas coisas. Achei que algumas cenas iniciais passaram rápido demais e achei que quantos a pragas, deveriam ter colocado as cenas em que Ramsés pede para que Moisés ore para que Deus tire as pragas e depois ele se reluta em deixar o povo partir. Pois, por eu ter conhecimento da história sei que isso acontece, mas quem não tem, simplesmente boiou quando o Nilo se sujou de sangue e logo depois estava limpo e com rãs pulando de dentro dele. Porém, gostei do jogo de cenas mostrando o crescimento de Moisés e Ramsés, e também gostei de como fizeram com o romance entre ele e Zípora, ficou natural e sem muita enrolação.

Rainha Nefertári tomando um gostoso banho de sangue. Adoro essa cena da primeira praga
Os efeitos especiais... Bem... Eu não vou mentir, tem uns bem ruinzinhos mesmo. Exemplos são os homens em campo lutando visto de cima e os soldados mortos boiando no Mar Vermelho, foi bem triste ver esses efeitos. Mas não se pode negar que a Record investiu muito e os efeitos especiais da pragas, abertura do mar vermelho e os sinais de Deus, foram muito bons se comparando com o nível que são os efeitos especiais na televisão brasileira.

Em resumo, apesar dessas coisinhas que eu não gostei, foi um filme extraordinário e fiquei curiosa para saber se a segunda temporada da novela vai continuar de onde o filme parou.

Uma salva de palmas para atuação do mini Hórus vivo, pois não deve ter sido fácil se fingir de morto com duas pessoas gritando e te sacudindo.
Gostaria também de acrescentar que comentários preconceituosos serão deletados, sou a favor da liberdade religiosa e tenho visto muitas pessoas xingarem os Evangélicos, os rotularem e muito mais. Sendo que a novela não era assistida apenas por membros da Igreja Universal como dizem por aí, existem muitas outras igrejas evangélicas, católicos assistiam e eu como espírita posso dizer que espíritas também assistiam. Entretanto se você não gostou da novela/filme e quiser dar sua opinião sobre atuação, efeitos especiais e ate dizer que não curte o tema, você é muito bem vindo.

Espero que tenham gostado do post e que eu não tenha sido confusa. Beijinhos e até a próxima!

Nota:

Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Olá minha linda,

    Eu assisti alguns capítulos da série(novela é um termo inadequado para as histórias em si) e gostei bastante da atuação dos atores e os efeitos. Só fiquei com aquele ar de "super produção" que acabou ofuscando a essência dos enredos biblícos, que são histórias que leio e releio sempre e por isso ainda prefiro as produções mais simples que não tiram a essência do poder de Deus e seus ensinamentos no Velho Testamento.

    Beijos!
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-enigma-das-estrelas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, realmente tem muitas estórias ( com é mesmo porque não são a realidade) misturadas na história toda de Moisés. Mas eu compreendo que quiseram alongar e fazer uma grande produção sobre os 10 mandamentos já que o menor tempo possível que a história se passa é no Egito, talvez pudessem ter feito Exodo e todo o Levíticos de uma vez só ne? O filme não traz as historias paralelas, so o que já tava na bíblia mesmo. Mas os cortes pra fazer a junção de tudo não ficou muito legal em algumas partes. Adorei seu comentário, muito obrigada!

      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Pamella. As novelas da Record e do SBT nunca me agradaram muito, só via mesmo as da Globo pq achava a produção melhor, mas há anos eu já não vejo mais novelas. Sei que essa de Os Dez Mandamentos foi o maior sucesso, mas pasme, nem sabia que tinha filme, pra mim era só a novela mesmo. o.o'
    Enfim, não sigo religião, mas acredito em Deus, em deuses, enfim, acredito que há algo maior, eu só não sigo nada, nem vou a igreja. Respeito todas as religiões e acho que o importante é isso, o respeito ao próximo, é fazer o bem. Não sou pior nem melhor que ninguém por não seguir algo.
    E obrigada por contar tudo, não foi um problema rsrs.
    Bj
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fizeram filme kkkk e ainda vai ter segunda temporada da novela, acredita? Bom... Não importa não ter religião flor, acreditando em algo melhor e que devemos amar a todos e fazer o bem já é a melhor coisa do mundo, muita gente tem religião mas fala da boca pra fora o que prega, pois não segue nada. Você vale mais que muita gente que tem religião por ai e te admiro por ser essa fofa que não julga ninguém.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito fã de filmes religiosos, mas todos tem falado muito bem do filme e da novela, e o final diferente me deixou bem curiosa. Então espero ter a oportunidade de ver o filme em breve.

    ResponderExcluir
  4. Eu assistia a série (ou novela) de vez enquanto. Porque minha tv é uma merda e não pegava o canal da TV Record, mas agora não pega é nada pois agora ela pifou de vez kkkk.
    Mas minha mãe não perdia uma capitulo.
    Fiquei curiosa para assistir o filme, embora seja praticamente a mesma coisa da série. Pelo menos as cenas são as mesmas.
    Adorei a critica.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, um filme com compilações das cenas da nivela deve ter sido bem complicado de fazer. Tipo os cortes e a mistura de cenas devem ter ficado um pouco esquisito. Como eu não vi, nem a novela e não sabia que tinha filme também, não posso dizer com certeza, mas a ideia me parece meio estranha. No mais, acho a história de Moisés é bem interessante e uma das que eu mais gostava nas aula de religião.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu comecei a ver a novela mas parei nos primeiros capítulos, não gosto de novelas mas tentei acompanhar essa (não foi dessa vez! rsrsrs). Quando vi que adaptariam para filme eu até fiquei interessada mas sabendo que é um compilação me desanimou um pouco, se bem que você fala que tem algumas cenas inéditas no começo e no fim e fiquei curiosa kkkk talvez eu assista. Sobre os efeitos eu gostaria de ver porque como não vi a novela, não sei como ficaram as pragas

    ResponderExcluir
  7. Não assisti a novela, mas quero ir no cinema ver o filme, é sempre bom dar uma chance pros nossos filmes brasileiros né? (apesar que na maioria eu me decepciono...)

    Adorei a resenha.

    Beijo
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pamela
    Eu adorei essa novela, apesar de ter visto algumas partes na internet depois, pois ela passava no horário que eu estava na faculdade. O que reparei é que realmente eles acrescentaram coisas que não estavam na Bíblia para dar o than que você falou. Imaginei que alguns trechos podiam ser acelerados mesmo, afinal, a novela ficou enorme para caber em um filme, mas acho que esta cena do rio Nilo poderiam não ter cortado mesmo, já que um dos pontos principais da história é a relutância do faraó em deixar o povo partir.
    Gostei de saber sua opinião, adoraria ver logo o filme.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Pamella!
    Adorei sua resenha, apesar de ter gostado do filme, você foi bem realista quanto aos pontos de que não gostou.
    Eu não curto esse tipo de história, então, não vi a novela e provavelmente não assistirei ao filme. Mas não posso negar que me parecem 2 produções de muito sucesso! Os amigos comentam na mesa do bar (e eu fico totalmente por fora do assunto), em fim...
    Que bom que gostou do filme! Parece que vai bater todos os recordes de bilheteria no Brasil!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Pamella,
    Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, mas acompanhei toda a novela e confesso que gostei bastante.
    Achei mesmo que a compilação para filme faria muitas cenas ficarem perdidas e rápidas. Mas, apesar disso, acredito que é um bom filme e tenho bastante curiosidade de ver.
    Gostei muito da sua opinião e achei válida. Vou refletir sobre ela quando assistir.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi gostei muito de saber sobre sua opinião em relação aos 10 mandamentos , acompanhei alguns capítulos da novela , mais não me animei a assistir ao filme, realmente tenho visto muitos comentários preconceituosos em relação aos evangélicos e acho esta atitude lamentável ,respeito acima de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu não assisti a novela e nem vi o filme justamente pelo fato de que é algo que já vi em muitos filmes. Êxodo foi um deles e que reportou esta saga e é um ótimo filme, mas por ser brasileiro eu acho que eles se superaram na trama, o que é muito bem vinda para o Brasil.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Bem, a temática não é a minha praia. Eu não pagaria e nem usaria meu tempo para assistir o filme. Mas gosto é gosto né? Haha. Espero que para o público alvo seja um bom filme, mesmo pecando (o que eu nem duvidada) em vários aspectos. :D

    ResponderExcluir
  14. Oie, essa novela fez muito sucesso dentro da esfera evangélica, que cresce cada vez mais no Brasil, acho que em função desta fatia considerável e rentável, a record que não é boba nem nada, resolveu transformar o folheteen em filme. Acho que qualquer outra emissora teria feito o mesmo, mas este apelo cristão é bem forte. Não tenho curiosidade para conferir o filme, mas reconheço que pelas propagandas que eu vi, os efeitos visuais estão incríveis.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não vi a novela, mesmo ela estando no Netflix já, e nem vou ver o filme. Para mim o único filme envolvendo essa história que me agrada é a versão em desenho José - O Príncipe do Egito, que me faz chorar toda vez que vejo.

    Achei bem ganancioso fazer uma novela e muda umas coisinha encurta aqui e ali e virar filme e também algumas coisas referentes a bilheteria dele me deixaram encucada.

    Que bom que curtiu.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  16. Olá! Então, não assisto muita novela. Mas, ouvi muitos comentários positivos sobre os 10 mandamentos, e fiquei pasma que iria virar filme. Realmente, a saga dos hebreus do Egito à Terra prometida é linda demais, imagino que deve ter sido uma produção bela. A última produção que assisti da Record foi Esther, que achei lindo também. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  17. Já tem alguns anos que não tenho mais o hábito de assistir a novelas, pois fiz toda a minha faculdade à noite e, depois de formada, comecei a dar aulas à noite. Hoje em dia, que tenho minhas noites livres, já não tenho mais esses hábitos noveleiros. Mas o filme teve uma ótima divulgação, e eu fiquei interessada em assistir, pois gosto de filmes com temáticas bíblicas. Ainda não tive oportunidade, mas em breve assistirei.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Eu cheguei a assistir alguns capítulos da novela, mas não dei continuidade.
    E sim já conheço essa história, mas nada como vê-la nas telinhas. Não sabia que se tratava de uma compilação da novela, mas mesmo com as ressalvas pretendo assistir.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?

    Como tenho uma família evangélica, muitos assistiram a novela e a elogiaram. Porém ainda não tive tempo para assistí-la na Netflix e por isso ainda não fui ver no cinema. Porém, não é muito o meu tipo de filme/novela, então talvez eu não assista mesmo.

    Porém sua resenha ficou muito boa e me deu uma noção do como ficou a adaptação pro cinema, já que quebrou vários recordes aqui no país, não? Agora já posso dizer pra minha família que vale a pena ir no cinema ver ;)

    Obrigada pela dica.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Não sinto um pingo de interesse em relação a esse filme. Quando a novela era transmitida cheguei a assistir alguns capítulos, mas coisas relacionadas a religião não me atraem, e acredito que por isso não gostei!
    Em relação aos efeitos especiais, seria mais uma razão para não assistir, odeio efeitos mal elaborados, me dá uma agonia hahaha, e por isso evito ao máximo filmes que não investem nesta parte.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Pamella, esse filme está em cartaz aqui na minha cidade e estou doida para conferir ele, eu particularmente gosto muito de filmes evangélicos e acredito que esse iria me encantar pela trama. Já está na minha lista apesar das coisinhas que você não gostou dele, ainda quero conferir.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá, sou católico, só que pouco religioso, e adoro filmes que tem histórias da bíblia como plano de fundo, principalmente animações (tinha uma dessa mesma passagem que passava muito na sessão da tarde na Globo, eu assistia sempre)! Eu não assisti a novela Os Dez Mandamentos, mas soube que a mesma era ótima e foi considerada a melhor novela religiosa da Record! Acho que vou assistir o filme, porque quero conhecer a produção da Record, mas economizando meu tempo kkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá Pamela
    Vejo que você gostou do filme e isso me deixa bem contente. A avó do meu namorado queria ir no cinema, acho até que eles foram... fiquei triste por recusar o convite, mas realmente não tenho paciência para assuntos religiosos, embora eu saiba que muitas pessoas tem sua fé e acreditam no que acham mais "certo" de se confiar. Eu infelizmente vou passar a dica..
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir