06 fevereiro 2016

On My TV: Doctor Who (1ª Temporada)

Nome: Doctor Who.
Canal: BBC.
Nacionalidade: Reino Unido.
Ano de lançamento: 2005.
Elenco Principal: Christopher Eccleston, Billie Piper, John Barrowman, Noel Clarke e Camille Coduri.

18846653.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

Sinopse:
O Doutor é um Senhor do Tempo - um alien de um planeta distante chamado Gallifrey que tem dois corações e aproximadamente 900 anos. Em sua nave espacial, a TARDIS, ele atravessa as barreiras do espaço e do tempo lutando contra inimigos e criando aventuras com seus companheiros, que sempre escolhe para viajar junto a ele. Quando ele está prestes a morrer, ele se regenera e renasce em outro corpo inteiramente novo.

8e969285f7882d0e95875a20b182bcfe.jpg

Trilha Sonora:
Apesar de ter apenas músicas instrumentais para o plano de fundo, eu não podia deixar de escrever aqui sobre a música tema da série, que muda um pouco a cada doctor. Na minha humilde opinião, a música da primeira temporada parece muito abertura de documentário alienígena! Mas eu ainda amo, mesmo assim!

5d516c8fc24bbb49c9232038cce951ff.jpg

Curiosidades:
A série atual é uma continuidade da primeira versão de Doctor Who, que foi ao ar entre 1963 e 1989. O Canal BBC, porém, ao invés de chamá-la de temporada 27, decidiu resetar o número da temporada para 1 em 2005 ao relançar a série. 

Durante a primeira temporada, os produtores tinham receio de afastar os novos fãs com muitas referências à série clássica e, por isso, nomes de lugares, pessoas e eventos foram pouco mencionados, até que o público se acostumasse à mitologia. Até mesmo a primeira viagem do Doutor para outro planeta além da Terra só foi feita na segunda temporada, o que é curioso levando-se em conta a característica viajante da série original. 

Em questão de estilo, uma das maiores diferenças entre a série original e sua continuação é que a atual é gravada toda com uma câmera só, enquanto a primeira, em cenas de estúdio, era gravada com várias câmeras. 

Um spin-off chamado "Rose Tyler: Earth Defence" chegou a ser planejado, mas foi cancelado durante a pré-produção em agosto de 2006. Por causa da quantidade de spin-offs já existentes Torchwood e The Sarah Jane Adventures.

De acordo com Russell T. Davies, a Guerra do Tempo (Time War) começou graças a eventos que aconteceram durante o arco "Genesis of the Daleks", do Quarto Doutor (Tom Baker).

Zoë Wanamaker, a eterna Madame Hooch, professora de Vôo de Harry Potter dá vida à Cassandra, a última humana do universo, no episódio The End of the World.

Moinsturise me!

Crítica:
Doctor Who conta a história do Doctor - sim, apenas Doctor, e em alguns episódios, algumas pessoas perguntam “Doctor Who?” (Doutor Quem, em tradução livre), daí o nome. - um alienígena humanóide que teve seu planeta e espécie destruídos pelos Dalek na Guerra do Tempo (Time War). O doctor utiliza uma máquina chamada Tardis - Time And Relative Dimension In Space (Tempo e Dimensão Relativa No Espaço) - para viajar no tempo e espaço, arrumando umas coisinhas aqui e ali, além de se meter em algumas furadas.

No primeiro episódio somos apresentados a Rose (Billie Piper), a companion do Nono Doctor (Christopher Eccleston), o Senhor do tempo desta temporada. Rose é filha única e mora com sua mãe na Inglaterra e sua vida é bastante monótona, uma vez que ela acorda cedo para trabalhar e chega em casa a noite, já cansada. Sua vida dá um giro de 180° quando ela conhece o misterioso Doctor, um viajante do tempo de 900 anos que a salva de um ataque de manequins assassinos. Rose logo se encanta pela vida do Doctor e quando o mesmo a convida para ser sua companheira de viagem, ela larga sua mãe Jackie (Camille Coduri) e seu namorado Mickey (Noel Clarke) para segui-lo.

8c5b314214a8a3fcd6a612d30bc9a80c.jpg

Então Rose e Doctor começam a viver juntos incríveis aventuras no passado e no futuro, conhecendo figuras históricas, alienígenas e salvando o planeta (com um foco especial na Inglaterra) de ameaças extraterrestres iminentes. Por vezes, eles retornam ao presente, o que nos dá uma ideia de como Jackie e Mickey viveram com o desaparecimento de Rose e como lidam com a verdade sobre o Doctor. Muitos episódios também são um pouco focados na vida de Rose, em particular o especial do dia dos pais, que pode arrancar muitas lágrimas.

Mais tarde, num episódio intitulado The Empty Child, quando Rose (trajando uma blusa com a bandeira da grã bretanha) e Doctor se veem no meio da segunda guerra mundial e enfrentando um exército de “zumbis” (não são exatamente isso, mas pessoas vazias com um toque amaldiçoado), conhecemos o americano Jack Harkness (John Barrowman), um viajante do tempo vindo do século 51, sedutor e vigarista, que se junta à dupla em suas peripécias espaciais.

Exterminate!

Dentre os principais vilões do Doctor, estão os Dalek, raça alienígena que enfrentou os Senhores do Tempo na Guerra do Tempo. A princípio, todos haviam sido destruídos, mas a gente logo descobre que… Não. Muita coisa ainda vai acontecer envolvendo essas criaturas nojentas, e é imprescindível que toda a atenção seja dada aos episódios, pois muitas coisas serão mencionadas e retomadas para explicar o final da temporada.

No último episódio também temos a despedida de Christopher Eccleston como o Nono Doctor, e a apresentação de David Tennant como o famoso Décimo Doctor.

CDIlnmzXIAEDI5n.jpg

Antes de assistir eu não sabia nada vezes nada sobre o enredo da série e também não ligava muito para a série, mas meu amigo Salazar é completamente apaixonado por esta, então fiz uma forcinha para assistir. Confesso que se não fosse pela insistência dele, eu não passaria do primeiro episódio porque achei ele bastante confuso, mas vendo os demais, aprendi a amar o enredo maluco, me apeguei aos personagens e percebi o quão emocionante é o primeiro episódio, afinal, é o primeiro encontro de Rose e Nine e não há nada mais lindo que isso.

A relação de amor e raiva entre Rose e Nine, onde um se importa de verdade com o outro, mas a personalidade desobediente de Rose faz com que alguns atritos aconteçam. Os viajantes, por serem um tanto quando protetores, muitas vezes são confundidos como um casal de namorados, o que torna impossível não shippar, e sofrer com esse shipper é uma lei.

dw3.jpg

Simplesmente amei o Nine (como eu costumo chamá-lo ao conversar com Salazar sobre a série). Sua personalidade engraçada e meio amalucada logo me conquistou porque eu meio que me identifiquei. Rose foi uma personagem bem mais ou menos pra mim, já que conheço outras parecidas, mas isso não a torna menos especial, e Jack, bem, esse aí não fez nenhuma diferença para mim, apenas me deu um pouco de raiva em suas investidas na Rose. A série é bem interessante e de acordo que fui avançando, fui me sentindo bastante conectada, a ponto se ficar sem chão quando acabei a temporada, mas tudo bem, foi só uma temporada, ainda faltam algumas, mas já sinto um vazio sem o Nine e suas frases memoráveis.

Super indico Doctor Who para pessoas que curtem estórias de alienígenas, viagens espaciais e temporais, que não ligam de ver coisas do passado (episódios históricos) e do futuro (episódios futurísticos). Só aviso para ter cuidado! Se você for como eu, tornar-se Whovian é um caminho sem volta!

Infelizmente a primeira temporada de Doctor Who só está disponível na Netflix internacional, mas se você souber onde procurar, com certeza vai encontrar os episódios por aí.

Rose Tyler, you were fantastic!

Nota:
May the force be with youThat's all, folks!


Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Cara, eu amo Doctor Who! Já assisti todas as temporadas, e algumas até mais de uma vez, hahaha

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  2. Será que somente eu não curte Doctor Who? Sim, só você #diferentona! Mas para quem gosta não falta opções. Grande abraço!
    http:// www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade série, sempre ouvi elogios, mas nunca assisti... Está na minha lista, assim eu terminar algumas das que assisto vou começar Doctor who!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. cara, só agora que entendi o porquê do nome xD kkkkkkkkkkkk
    vejo muita gente falando na série mas nunca assisti, sequer um episódio, e nem é por falta de vontade e sim por falta de tempo, outras prioridades na lista, entre outros fatores... queria ver a antigona antes, mas acho que nem rola, é muita temporada xD

    ResponderExcluir
  5. Olá! Acredita que eu assisti essa séries! Tenho muitos amigos que AMAMMMM Doctor Who, e falam que eu preciso assistir! Mas confesso que não me animo muito e acabo vendo outras séries "mais legais" rsrsrs

    Mas... seu post ficou ótimo e me animei para assistir pelo menos um capítulo para ver se rola rsrsrs

    Um bj,
    Keyla - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu tenho amigos que são apaixonados por Doctor Who. Eu já assisti alguns episódios, mas fora de ordem, ou seja, não entendi nada. Eu não sei muito sobre o universo e o enredo da série, só algumas coisas que os amigos me explicam.
    Não pretendo ver agora porque são várias temporadas e sigo muitas séries, mas quem sabe um dia eu veja.
    Mas adorei seu post e saber um pouco mais sobre Doctor Who.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia, tenho muitos amigos que são fãs da série, mas confesso que eu nunca assisti nenhum episódio.
    Adorei saber um pouco mais sobre a série, vou procurar para assistir tbm.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Tudo bom?
    Olha já tentei ver essa série e não consigo de forma alguma, pois na minha humilde opinião achei meio chato e olha que tentei várias vezes. Hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Apesar de já ter ouvido falar bastante e ter uma amiga que é apaixonada por Doctor Who, eu nunca me interessei kkkk.
    Essas são as primeiras informações que tenho a respeito, inclusive o do por quê do nome.
    Gostei de saber um pouco da série, vou procurar assistir pra ver se eu me interesso.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Nossa, as vezes me sinto a diferentona pq parece que sou a única pessoa que não gosta de Doctor Who ahahha. Tenho amigos que são apaixonados por essa série mas eu não consigo gostar haahah já tentei assistir a alguns episódios mas achei ruim... definitivamente não é para mim, infelizmente.
    http://www.notinhasderodape.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu sempre vejo várias pessoas loucas por Doctor Who e eu nunca tive vontade de ler por não saber do que se tratava. Agora que vi o seu post e descobrir do que se tratava, eu fiquei bastante curiosa. Vou dar uma chance ao seriado.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    Eu tenho mais curiosidade por esse seriado pelo que as pessoas falam dele do que pela trama em si! Não sou muito fã dessa ficção cientifica, aliens e tal, nem sabia que era sobre isso que falava! Pensava ser apenas sobre viagem no tempo. Não sei se assistirei, mas eu normalmente mudo de ideia! Então veremos!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Eu tenho certa com essa série porque vejo muitos fãs por aí. Parece ser uma grande série nerd e fico interessada por causa da ficção científica, assunto que não domino mais tenho interesse. Também acho legal a questão da viagem no tempo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem??
    Confesso: Nunca assisti essa série rs.
    Mas não interesse mesmo... pela sua descrição, mesmo que empolgante, não consegui me animar... claro que curti o Doutor salvar rose dos manequins, imaginei a cena, mas seria algo que certamente não me prenderia a assistir... que bom que está curtindo. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. oi não conhecia essa serie,apesar de adorar series
    adorei a dica ;)
    bjs

    ResponderExcluir