01 março 2016

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling


Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Número de Páginas: 264

Sinopse:
Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
Crítica:

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal conhecemos a estória de Harry, um menino órfão que cresceu na casa dos tios Petúnia e Valter Dursley, e de seu detestável filho Duda Dursley. Um bruxo das trevas poderoso, chamado Voldemort, assassinou os pais de Harry quando este tinha apenas um ano de idade. É claro que ele também tentou matar o menino, mas algo fez com que o feitiço ricocheteasse e Voldemort fosse derrotado. E dessa maneira, o menino que sobreviveu, foi levado para morar com seus tios trouxas (termo usado para quem não é bruxo).

Prestes a completar 11 anos, Harry começa a receber cartas de alguém. O que é muito estranho já que o menino nunca recebe cartas. Seu tio Valter confisca todas as cartas antes que Harry possa lê-las. Até que já beirando a loucura, eles recebem a visita de Rúbeo Hagrid, um dos funcionários da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Um tanto quanto indignado por nunca terem contado nada a Harry sobre seu passado, ele conta ao menino quem é e lhe oferece ajuda para comprar os materiais escolares para ir para Hogwarts.

É a partir dai que Harry embarca para sua grande aventura e descoberta. Semanas depois da visita de Hagrid ele vai para Hogwarts e é lá que faz grandes amigos como Rony Weasley e Hermione Granger, descobre seu talento natural para o quadribol, acaba se metendo em várias confusões e em um mistério de proporções maiores do que ele pode imaginar.

Bom... Como começar a falar desse livro. É um pouco difícil, pois não estou lendo pela primeira vez, estou relendo. E para mim não se trata de uma saga qualquer, mas de minha saga favorita. E não pense que reler o livro não tem graça e é sem qualquer novidade, pois não foi bem assim.

Reler Harry Potter depois de adulta foi completamente mágico, novo e extraordinário para mim. Pude perceber várias coisas durante a leitura que eu não enxerguei na leitura quando criança e adolescente. Além de uma nova visão, eu me emocionei bastante durante a leitura. Esse Projeto Lendo Harry Potter do Nuvem Literária, realmente esta valendo a pena.

Me tocou bastante a descoberta da amizade de Harry e Rony com Hermione. E me emocionei bastante com todas as vezes que a fragilidade, carência e solidão de Harry é mostrada durante o livro. Após ler tantos livros acabei por "esquecer" como Harry era maltratado, sozinho e carente. E ver como ele não estava acostumado com demonstrações de carinho, pessoas se importarem com ele, receber presentes dos amigos e a ser querido pelas pessoas fez com que algumas lágrimas me viessem aos olhos. E ao acabar o livro, mesmo sendo uma releitura, eu não sabia o que fazer da vida.

Não posso deixar de falar da genialidade de J.K. Rowling, minha grande e eterna diva, que conseguiu nessas páginas emocionar, intrigar e ensinar os leitores. Tem tantas frases boas nesse livros que vai ser até difícil escolher quais colocar aqui. Além disso ela nos engana facilmente fazendo com que pensemos que tal personagem é o culpado por todas as coisas, para no final descobrirmos que era outro. E mesmo depois de anos, eu ainda me admiro com essas coisas.

Quanto ao material do livro, devo dizer que de todas as edições essa é minha capa favorita e eu amo o fato de Harry Potter ser escrito com letras metálicas e ter um relevo. A qualidade do livro em si é excelente, após 13 anos de posse do livro e de tudo o que ele já passou, posso dizer isso. Durante a leitura encontrei um ou dois erros de português, encontrei troca de nomes de professores e mais ao fim troca de gênero de uma professora. Existe também uma peculiaridade na versão em inglês é Plataforma 9 3/4 e na em português esta 9 1/2, mas isso não compete a mim julgar, pois é uma escolha da tradutora. Lembrando também que a edição do meu livro é de 2000 e eu adquiri este em 2002, então esses errinhos (eu espero) já devem ter sido corrigidos pela editora nas edições mais novas.
- Exatamente - Disse Dumbledore, olhando muito sério por cima dos óculos de meia-lua. - Isto seria o bastante para virar a cabeça de qualquer menino. Famoso antes mesmo de saber andar e falar! Famoso por alguma coisa que ele nem vai se lembrar! Você não vê que ele estará muito melhor se crescer longe de tudo isso até que tenha capacidade de compreender? - Pág. 17
Mas daquele momento em diante, Hermione Granger tornou-se amiga dos dois. Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas. - Pág. 156
- Eu valho doze Dracos, Malfoy - gaguejou ele. - Pág. 192 (Neville é muito fofo gente)
- Chame-o de Voldemort. Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si. - Pág. 254
Nota:

Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Estou relendo HP pela terceira vez, só que agora em inglês, e realmente: não perde a magia nunca. Eu sou apaixonada pela saga, não canso nunca. <3

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  2. Oi,Pamela.
    Acredite, eu nunca li nada sobre HP, apenas vi os filmes. Eu quero muuuuito ler, visto que a saga é o marco da literatura fantástica, mas eu estou sem tempo nenhum nenhum rssss
    Eu tenho certeza que vou me apaixonar mais pela história assim q eu ler os livros.
    Amei sua resenha.

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  3. Harry Potter é mágico e sinceramente até hoje não sei a razão pela qual eu esperei tanto tempo para ler esta série. Acho que por simplesmente por não conseguir nem me imaginar curtindo uma leitura sobre um menino de onze anos e suas aventuras em uma escola de magia. Se vocês pensam que o livro é somente juvenil se enganam. São verdadeiras horas de leitura inesquecível. Linda resenha! Um grande beijo!
    www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  4. Harry Potter é vida e eu nunca vou deixar de falar sobre ele. Já reli os livros umas três ou quatro vezes. A autora é mesmo genial, hehe. Adorei a sua resenha, e já fiquei com vontade de reler novamente :) Boas leituras.. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Sabe que eu não consegui gostar desse livro? É, pois é. Sempre via os filmes (não é a mesma coisa, eu sei), e gosto bastante deles, mas com o livro não aconteceu a mesma coisa. Não sei, não achei a história tocante, sabe? E a escrita da autora me pareceu um pouco cansativa e maçante.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente reler um livro deve ser muito bom, além de estarmos mais criticos e maduros também podemos reviver a época que lemos pela primeira vez.
    Agora vem a bomba. Nunca li e nem pretendo ler HP, nem mesmo os filmes eu tenho paciência de assistir, não consigo me sentir atraida sabe?
    Se fosse para reler um livro ou série eu escolheria Anna e o Beijo Frances, que é muito fofo aaaaaa. Mas achei bacana o projeto.
    ótima resenha.

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/03/resenha-pluvia-entre-segredos-e.html

    ResponderExcluir
  7. Eu também reli Harry Potter há pouco tempo e concordo com você, fazer a releitura não foi nem um pouco entediante, sim eu já conhecia a história e o final dela, mas em relação aos detalhes, aquilo que faz com que um livro seja perfeito, esses nunca podem ser relidos. Porque a cada momento de leitura temos uma visão diferente deles, as vezes nem prestamos atenção neles na primeira vez que lemos, e mesmo que já tenhamos relido os vemos com outros olhos. Quando li a obra pela primeira vez foquei na mágica, acho que como todo mundo, agora na segunda vez prestei atenção nesses detalhes, nos presentes que ele nunca tinha recebido, na forma que ele nunca foi tratado e tudo isso. Foi fantástico!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Own!
    Que delícia ler e ver pessoas lendo Harry Potter.
    Esse é um dos melhores livro para mim, pois começamos a conhecer esse universo incrível.
    Com certeza quero reler todos esse livros!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pamella
    Acho que nunca ouvi alguém dizendo que não gosta dos livros do HP. Eu nunca li nenhum dos livros, apenas vi os filmes, então acho que nem pretendo mais ler. Diante de tantos elogios, você é mais um em tantos que ama a história. Gostei da resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Sou apaixonado pelo livros do Harry Potter, me lembra adolescência e inocência. É tão gostoso reler algo que gostamos tanto, da aquela nostalgia. Reli a serie ano passado e assisti os filmes na sequencia e percebi o quando foi alterado. Triste pois os livros são muito mais detalhados, algumas cenas inclusive deste livro, foram totalmente alteradas.

    Bjos

    Everton
    Equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Pamella,
    Harry Potter é mágico e encantador. Lembro, quando eu era mais nova e ia ao supermercado com minha mãe, que ficava babando nos livros. Sempre pedia para ela, mas era muito caro.
    Gostei muito da sua resenha e me senti viajando novamente pelo fascinante mundo criado pela JK.
    Espero ter a oportunidade de reler um dia.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Relembrar os livros do Harry Potter é maravilhoso, já li toda a saga incontáveis vezes e sempre sinto saudade dos personagens.
    A pedra filosofal é o início de uma obra grandiosa e maravilhosa!
    Sua resenha ficou completa!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  13. Momento confissão: este foi o único livro que eu li da série... Adorei tudo e tudo e nãos ei explicar porque não dei continuidade na saga, mas este livro me encantou muito na época em que eu li e sempre indico para as mães que querem despertar o vicio da leitura nos filhos!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Harry Potter is life!!!
    Eu li HP pela primeira vez, eu já tinha uns 14/15 anos, mas foi amor a primeira lida, assim que terminei de ler toda a série, eu acabei relendo-os. E anos depois, quando ganhei, Hp e as relíquias da morte reli novamente. Não tenho palavras para descrever essa série, além de ser fantástica, me fez ficar acordada até altas horas da noite, na procura por saber mais sobre a estória. Recomendo a todos HP!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu fico tão feliz sempre que vejo uma resenha de qualidade sobre os livros do Harry Potter. Eu nunca li eles, mas estão na minha meta para esse ano, eu tenho um carinho muito grande em relação aos filmes, então sei que os livros irão me cativar tanto quanto!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi *--*

    Também estou relendo a serie, é muito amor o quanto depois de tanto tempo que foi livro ele consegue me conquistar. Percebi o quanto foi mudado nos filme, no primeiro tem coisas primordiais que nem foram colocadas. Estou lendo agora o terceiro livro, até o fim do ano termino todos ahhaha

    Bjos e boa releitura

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!!!
    Conheça a história do bruxinho que ganhou o mundo pelos filmes e gosto muito o que levou a minha filha a conhecer também e se apaixonar e virar fã, que quer ler os livros. Acho todas as edições bonitas e cada uma com uma particularidade diferente, mas quero o box novo.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Essa é uma das minhas séries favoritas, e lembro que só fui saber sobre o que se tratava depois que assisti o primeiro filme no cinema. Depois disso que procurei o primeiro livro para ler, e não parei mais. É uma ótima série de fantasia que encanta a todos.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Pois... eu ainda não li a obra, mas já a tenho! Estou ansioso para começar (quanto mais depois da resenha!!) :)

    Boas leituras!! ;)
    http://no-conforto-dos-livros.webnode.com/

    ResponderExcluir
  20. Já tem muito tempo que li esse livro. Li por causa das minhas sobrinhas, que estavam naquela fase de adoração ao bruxinho. Posso dizer que me tornei uma fã apaixonada pela série. É uma das melhores séries de fantasia que conheço, e sei que muitas pessoas que se tornaram leitores frequentes, começaram lendo Harry Potter. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu não li o livro, mas amo os filmes. Reler um livro que a gente ama é sempre bom, sempre nos impressionamos com alguma coisa.
    Adorei a sua resenha e tenho certeza que a leitura foi muito proveitosa.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir