17 março 2016

Resenha: Pérolas da minha surdez - Nuccia De Cicco (Primeiras Impressões)

Título: Pérolas da minha surdez
Autora: Nuccia De Cicco
Editora: wwlivros
Número de Páginas: 122
Ano de Lançamento: 2016
Ebook cedido pela autora.

Sinopse:
Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?
As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade.
Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.

Crítica:

Para fazer o primeiras impressões do livro Pérolas da minha surdez, eu li os dois primeiros capítulos deste. No primeiro capitulo somos apresentados a Nuccia, isso mesmo que você leu! Ela começa o livro nos falando quem ela é, o que ela faz, o que ela gosta... Nos conta desde a pronúncia de seu nome e origem da família até o fato de que é dançarina do ventre.

Já no segundo capitulo, nos é contado a trajetória de Nuccia desde a descoberta da doença, até ficar completamente surda. Ela conta como a doença começou, suas reações, as idas ao médico, a descoberta da Neurofibramatose, as dificuldades para terminar sua graduação, a persistência para conseguir uma bolsa de mestrado, a perda gradativa da audição, a perda de amores, a descoberta de novos amores e a perda total da audição.
Como é se acostumar a não ter som? Como é aprender a se comunicar de novo? Como é ficar surda, estar surda e não conseguir ser surda? -Pág. 11
O primeiro capitulo é muito bem humorado e descontraído. Simplesmente adorei Nuccia nos ensinando a pronúncia de seu nome, e me peguei no meio da rua pronunciando o nome dela com (o que achamos ser) sotaque italiano enquanto lia o livro. Gostei dela citar a família e falar das diversas coisas que aprendeu com eles, pois para mim a família é algo extremamente importante e esta sempre em primeiro lugar. Fiquei admirada de saber que até hoje ela dança a dança do ventre e muito bem. Achei lindo o nome dela de odalisca (possa chamar assim?).

No segundo capitulo, apesar de manter o bom humor, temos uma narrativa mais emocionante com todos os sentimentos e pensamentos da autora sobre esse período de descoberta e evolução da doença. Achei legal ela contar sobre o que é a doença, os tipos dela (que são 2), quando e como pode acontecer... Acho bem legal isso, pois informa o leitor. Vai que alguém que esta lendo está passando pelos mesmos 'sintomas' iniciais que ela passou e ai para e pensa " eu posso ter isso, preciso ir em um médico". Eu não se a porcentagem disso acontecer, mas é uma possibilidade não é? 
É impossível para alguém compreender a ausência de um sentido que sempre teve, faz parte da sua via e do seu dia a dia. Até o perder. Aí, vira algo que não sabe se vai recuperar, precisa esquecer e se adaptar, e da qual sente saudades. Todos os dias. -Pág. 13 
Acho importante o livro, pois informa que nem todo mundo nasceu surdo, nem todo surdo é mudo... Afinal, a surdez pode ser adquirida durante a vida e de diversas formas. Eu acho que muitas pessoas já tem esta informação, mas como a própria escritora diz, ainda existem pessoas que se espantam a descobrir que ela é surda, mas que fala. Ver a superação e a forma como a autora lidou com tudo isso é inspirador.

O ebook cedido pela autora tem letras grandes, e eu amei isso pois consigo ler pelo celular sem nenhum problema, não preciso forçar a vista e nem fico com dor de cabeça. A diagramação é simples, bem clean e para mim esta excelente. Não me lembro de encontrar nenhum erro na escrita. Apesar de se tratar de uma autobiografia, em nenhum momento a leitura é monótona e Nuccia consegue te prender e envolver completamente em sua narrativa. Achei a capa simples, porém linda. Adorei a concha na capa e acho que tudo nela esta na medida certa.
Tumor é um treco silencioso. Não é como a gripe que já chega te ferrando, dando sinais febris ou entupindo seu nariz. Tumor trabalha na calada do seu organismo. E quando você descobre, invariavelmente é muito tarde para tentar consertar, não importa se é benigno ou maligno. Adiciona-se a isso um monte de compromissos estudantis, desculpas esfarrapadas sobre amor eterno, teimosia e negligência, e então temos um quadro de surdez irreversível. - Pág. 19
Esse foi o primeiras impressões, esperem que em breve a resenha completa da obra estará aqui. Porém já recomendo a todos a leitura deste livro que já me cativou. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre "Pérolas da minha surdez"!

Beijinhos e até a próxima!
Devem estar se perguntando por que aceitei tudo numa boa. O que eu fiz, na verdade, foi "não fazer". Não me questionei sobre os resultados, não fui atrás de outra opinião médica, não fiz novos exames. Não pensei em mais nada que não fosse faculdade e casamento. E, obviamente, me estrepei em tudo. -Pág. 22 e 23.
Saudade é um sentimento lindo, mas também é uma amarra ao passado, fazendo com que você não olhe adiante. - Pág. 34
Nota:


Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Não sei se é muito o tipo de livro que leio, apesar de já te visto resenhas muito positivas e ele ser bem curtinho. Acho que não estou na época desse tipo de leitura, sabe?
    De qualquer forma, vou esperar para ler a sua resenha! :)

    Abraço,
    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tisa!
      Se você não sabe bem se iria gostar da leitura, é interessante ver as resenhas mesmo!... Lá no Skoob já tem outras, pode conferir! Caso você se interesse, só chamar! bjs!
      Nu.

      Excluir
    2. Tisa, esse livro é muito amor! É amor a primeira lida. É uma daquelas biografias que valem a pena ler e que mudam a vida da gente. Aqui no blog tem outros posta sobre o livro e a autora,da uma passadinha por eles, quem sabe não te convence a ler hein? Hahaha serio mesmo, venha conhecer esse livro maravilhoso! Super recomendo!

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Muito amor por essa obra e a autora, história que vale a pena ser lida.
    Beijocas parabéns pelas impressões!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é suspeita!!! rsrsrs... Mas sei que sempre avalia de coração, com muita sinceridade!... Até pq, se tivesse algo ruim, você não pensaria 2x antes de tacar na minha cara! hahaha... <3
      bjs!

      Excluir
    2. Muito obrigada por ter gostado das impressões, eu já me apaixonei pela obra!

      Excluir
  3. Oi, Pamella!
    Que texto lindo! Se você viu tudo isso em 2 capítulos, imagina o livro inteiro!!! XD
    Adorei suas impressões e os trechos que você escolhe para complementar sua postagem. Espero que a leitura continue te agradando, e que você possa ajudar muitas pessoas através dela!... um beijo! Nu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha acho que vou cansar os leitores do blog com uma resenha enorme da leitura completa hein?
      Com certeza vou continuar gostando do livro, ele já me conquistou. Espero que muitas pessoas sejam alcançadas com a sua obra, este é um livro que merece destaque.

      Beijos!

      Excluir