21 março 2016

Momento Popcorn: Perdido em Marte

Título: Perdido em Marte
Ano de Lançamento: 2015
Elenco Principal: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Michael Peña, Sean Bean, Kate Mara, Sebastian Stan, Alex Vogel e Chiwetel Ejiofor.


Sinopse:
O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.

Curiosidades:

Perdido em Marte foi anunciado para 4 de março de 2016, então os estúdios Fox decidiram antecipar o projeto para 25 de novembro de 2015 nos Estados Unidos.

Andy Weir (o escritor do livro), publicou o livro inicialmente em um blog, até que os fãs começaram a lhe pedir que disponibiliza-se o livro para download.

O filme foi gravado em Wadi Rum, na Jordânia que possui um deserto de cor vermelha.

A NASA foi consultada durante a produção do filme a fim de obter os aspectos do espaço e viagens espaciais, especificamente em relação a Marte, com o máximo de rigor. 


Cineastas que desejam retratar a NASA em um filme tem que obter permissão. Os diretores devem mostrar a agência que estão levando o assunto a sério e representando a verdade. Cinquenta páginas do roteiro são de propriedade da NASA.  

Pequenas mudanças foram feitas no roteiro durante as filmagens, em parte para ter uma melhor precisão científica.

Jessica Chastain (Melissa Lewis) visitou JPL e a NASA em preparação para o filme, reunindo-se com verdadeiros astronautas. Ela também leu o romance, no qual o longa é baseado, antes de começar as filmagens. 

A missão a Marte no filme emula missões reais que a NASA está planejando para o futuro.

O personagem de Matt Damon em Interestelar, Dr. Mann, perde-se em um planeta localizado perto do buraco negro. Desta vez, a história se repete.

Crítica:

A tripulação da Asus III esta passando um tempo em Marte, mas antes que eles terminem sua missão uma tempestade de proporções enormes atinge o lugar e eles precisam abortar a missão e ir embora. Em meio a tempestade e tentando chegar até a nave de partida Mark Watney (Matt Damon) acaba sendo atingido por uma antena e é jogado longe. Até tentam encontra-lo, mas perdem a comunicação e o consideram morto já que sua reserva de oxigênio parece ter sido danificada. E é assim que partem sem ele.

O que ninguém esperava era que Mark teria sobrevivido e voltado para a base deles em Marte. E é a partir daí que ele vai começar a pensar primeiramente em como sobreviver ate que possa ser salvo. Ele analisa os suprimentos e calcula por quanto tempo eles durariam, e calcula também quanto tempo vai demorar para que a próxima missão vá a Marte. E é ai que ele percebe que terá de produzir alimento para ele para os próximos 4 anos. Como ele é um botânico ele utiliza de seus conhecimentos para criar um ambiente propicio dentro da base para plantar batatas (há algumas no meio dos suprimentos).


Após resolver o problema da alimentação ele começa a pensar em como chegar até o local em que a próxima nave vai pousar e que fica MUITO longe. Porém após isso, ele resolve começar a pensar em como se comunicar com a NASA já que não consegue contato com eles. E é assim utilizando de sua inteligência e da ciência que Mark consegue se comunicar com a NASA que já havia identificado que ele estava vivo e estavam planejando alguma forma de mantê-lo vivo e resgata-lo. E é em torno disso que a estória vai girar.

Nem preciso dizer que eu amei o filme, né? Ver o esforço e superação de Mark é inspirador e ele sempre mantém o bom humor, por mais que as coisas estejam horríveis. Apesar de ter uns personagens bem babacas, existem alguns que salvam e compensam por esses que não querem ajudar muito o homem perdido. E claro que não teria graça se tudo acontecesse de maneira muito fácil.


Foi tudo muito bem planejado e a dinâmica do filme é ótima. As imagens, efeitos especiais, elenco... Foi tudo um conjunto importante para que o filme fosse um sucesso. A atuação de Matt Damon foi espetacular e ele não deixou nada a desejar. Se imaginaria que uma estória em que a maior parte do tempo uma só pessoa é o foco principal, seria chata, mas não é isso que acontece. O final é emocionante e muito tocante, e mesmo que Mark não deixasse transparecer podemos ver o quanto ficar sozinho o afetou. Espero poder ler o livro (sim, é baseado em um livro) e recomendo a todos assistirem esse filme!

Espero que tenham gostado dessa dica!
Beijinhos e até a próxima!

Nota:



Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. É ótimo o filme! Gostei muito. Se um dia fixar perdida em Marte, já sei como plantar batatas.
    Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    assisti esse filme no cinema, achei muito bom, é um filme divertido, retrata a sobrevivência em marte, cenários bacanas. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. as curiosidades não sabia e até gostei, fazer um filme com a NASA no meio é super sério

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, desde que esse livro foi lançado que tô muito a afim de lê-lo. Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, pois prefiro ler o livro primeiro. Assim que ler ou assistir, volto aqui pra comentar o que achei dele.

    Http://PorreDeLivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida pra ver esse filme, tanto que ele está na minha listinha de filmes que eu quero ver, e tenho que arrumar tempo para ver hahahaha Adorei a resenha e as curiosidades *o*
    Beijos :3

    ResponderExcluir
  6. Olá, ouvi ótimas críticas a respeito desse filme. Aqui em casa o pessoal assistiu e gostou bastante.
    Eu vou confessar que não tenho curtido muito os filmes com Matt Damon, nem sou muito fã de temáticas espaciais...mas acho que vou conferir em breve.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Oiii Pamella, tudo bem?
    Perdido em marte foi um dos filmes que mais gostei de assistir este ano! Dei muitas risadas com o ator principal e achei incrível ele ter sobrevivido em toda aquela ação que aconteceu. E sobre as curiosidades fiquei chocada e não sabia em relação a NASA.
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. eu já tinha ouvido falar na história mas depois que soube que tem uma pegada meio de comédia, fiquei bem desestimulada pra ler/assistir... e olha que curto essas obras com viagem espacial... talvez eu veja o filme, se gostar passo pra leitura...

    ResponderExcluir
  9. Eu amei esse livro, ele inclusive foi um dos melhores que li em 2014. A adaptação ficou excelente também. Quando criança sempre quis ser astronauta, então imagina como sou louca por esse tipo de estórias, hahahaha…

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  10. Eu amei esse filme, especialmente a trilha sonora <3 Achei linda hahaha Não sabia dessas regras da NASA, mas acho super dignas e fazem todo o sentido, além de enriquecer o filme! Tem resenha do livro lá no blog, se quiser conferir!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pamella, ouvi muito sobre o livro e o filme, mas diferente do que você achou dele eu não consigo achar a história tão boa assim para despertar minha vontade de ver.
    Mas que bom que você gostou.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não é uma leitura que chame a minha atenção, acho que só veria/leria para saber da parte de plantar batatas, que é sempre tão bem falada.

    ResponderExcluir
  13. Olá Pamella (xará, rs) tudo bem?

    Eu ouvi muita crítica positiva com relação ao filme Perdido em Marte. Com o livro também. Mas infelizmente a falta de tempo não me permite nem ler, tampouco assistir a ele. Espero que logo entre no Netflix e, numa aula vaga da vida, consiga assistir!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie
    quando lançou o livro não fiquei curiosa por não ser um gênero que curto tanto ler, mas eu assistiria sim o filme ainda mais depois da sua resenha, me deioxu bem curiosa hahaha gostei

    Beijos
    [http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Pam! Acho que sou a única rabugenta que não apreciou Perdido em Marte, realmente não funcionou comigo.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom? Já ouvi falar muito bem desse filme e, após sua crítica e as curiosidades que citou, só fiquei mais curiosa! Estou louca pra ver como Mark se virou!

    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  17. Oee,
    Faz muito tempo que eu estou enrolando para ver o filme, já té comprei ele, só preciso parar e assistir.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Pamela!
    Eu ainda não me animei a ver o filme, porque imaginei que ele fosse meio parado. Mas pela sua resenha eu estou bem enganada. Gosto de sci-fi, mas o que me interessou mesmo foi ver como ele conseguirá sobreviver por tanto tempo sozinho em Marte.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir