30 abril 2016

Resenha: O Céu é Logo Ali - Lilian Farias

Título: O Céu é Logo Ali
Autora: Lilian Farias
Editora: Divas
Número de Páginas: 126
Ano de Lançamento: 2011
Sinopse:
"O céu é logo ali representa a liberdade que são as borboletas e nos pássaros. Dolores e Clarice são mulheres que buscam tal liberdade. Dolores é uma mulher de muitas experiências; de vida simples e sem amigos. O único amigo que possui é esquizofrênico e a trata com muito carinho. Clarice é cheia de mimos e sempre teve de tudo, mas o que as liga são suas tribulações de sentimentos e busca por liberdade. Dolores fica encantada com o mais simples dos gestos, um pingo de chuva sobre a pele faz dela a pessoa mais feliz e livre do mundo. Já Clarice tem a vida dos sonhos, porém o destino pode destruí-lo com rapidez. O livro da Lilian é profundo e tocante. Ele nos mostra que devemos aproveitar o momento porque tudo pode acabar em um piscar de olhos." (Fernanda Bezerra)

"Ao adentrarmos nos mundos distintos dessas duas jovens, mergulhamos numa profusa miscigenação de anseios, lutas, estratégias de sobrevivência. A história de duas mulheres que, unidas pelo destino, resolvem aflorar todo fluxo de sobrevivência do "ser", do corpo, da alma, da mente, que advém quando se é permitido ser livre. Liberdade, essa, assemelhada a quem saboreia o voo das borboletas." (Valéria Sabrina)
Crítica:

Em O Céu é Logo Ali, temos duas realidades. Dolores, uma mulher sozinha, que vive isolada, trabalha em um bar e tem um amigo esquizofrênico. E de repente toma a decisão de se transformar, virar uma borboleta. E começa a fazer isso aos poucos de fora pra dentro, mudando o corte de cabelo... Se presenteando com um vestido caro... Clarice sofreu um grave acidente e depois dele, teve toda a força arrancada de si, desistiu de viver. Por isso se prende em seu mundo, apenas esperando que sua hora chegue e que Deus venha lhe buscar.

O livro apesar de girar em torno de Dolores e Clarice, conta também a estória de outros personagens como Luiz (noivo de Clarice), Clementino (amigo esquizofrênico de Dolores), Alice e Rogério (pais de Luiz) e Marta e Assis (pais de Clarice).

A princípio um pouco confuso, o livro tem uma escrita um tanto quanto poética e aos poucos tudo vai se encaixando e a estória pode ser compreendida. A estória que ficou mais clara primeiro, para mim, foi a de Clarice. A de Dolores só foi ficar mais clara quase ao fim do livro, pois antes eu imaginava que ela era feliz, já que sempre estava sorridente atendendo os clientes. Por isso fiquei um pouco "boiando" quando disse que ela saiu do serviço no meio do expediente e queria uma mudança na vida. Só então, quando explicou que ela era sozinha desde sempre, é que pude compreende-la melhor.

O livro é pequeno e rápido de ler, acho que se não fosse pelas inúmeras coisas que tenho para fazer no dia-a-dia, eu teria lido ele em um dia. A escrita é leve e bonita. Entretanto encontrei alguns errinhos de escrita, tais como palavras com letras faltando, mas coisas que dá pra passar sem incomodar muito.

A diagramação é linda e bem simples, todo início de capítulo tem um galho com uma gaiola pendurada como na capa. A fonte é grande, o que facilita bastante a leitura. E eu nem preciso falar nada sobre essa capa maravilhosa, não é mesmo? Simplesmente amei a capa.

Sabia que as lágrimas não iriam apaziguar suas dores nem fazer esquecer, nem mudar o rumo da jornada, nem diminuí-la. Mas foi com as lágrimas que conseguiu desafogar a alma das palavras não ditas. - Pág. 16
' Na filosofia Taoísta a borboleta é a condutora para uma nova vida' -Pág. 33
Quando sonhar é a nossa única opção o melhor é que seja com muito amor. -Pág. 87
Nota:

Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Olá, tudo bem com voce?
    Eu já vi várias resenhas e a cada post que leio vi que perdi uma grande Leitura e um ótimo livro rsrs. Eu ia me inscrever na parceira, mas não tinha como encaixar amai um livro. Achei a resenha super linda e só vejo mais elogios a cerca da forma que a autora escreve que parece, realmente, ser muito boa. Espero te roupas chances de ler a obra. Até a proxima
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muitos comentários positivos sobre essa obra e realmente tenho curiosidade em conhecer o estilo da narrativa da autora. Só escuto comentários positivos mesmo!!! Sua crítica me deixou ainda mais motivada para conferir.
    obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi Pamela, tudo bem?
    Estou lendo com frequência críticas positivas em relação ao livro O céu é logo ali. Estou curiosa para realizar essa leitura, tendo em vista os elogios que vem recebendo. Acredito que seja uma leitura emocionante, reflexiva e libertadora.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho a capa deste livro inspiradora para uma possível tatuagem!!!!
    Quero ler em função das suas considerações e porque falou que dá pra ler em um dia. Estou um pouco cansada de livros grandes.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que lindo teu blog. Adorei todas as suas postagens..
    << Seguindo >>
    Te convido para conhecer o meu http://fotografianmf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI, Pamella
    Que livro fofo! Eu ainda não tinha visto resenha dele, mas amei conhecer a premissa.
    É bem curtinho mesmo e pode ser lido em um dia. Que bom que gostou. ADoro narrativas poéticas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee Pamella ^^
    Eu também gostei bastante do livro, principalmente porque eu adoro a escrita poética da Lilian, assim como seus personagens. Eu não consegui gostar totalmente de nenhuma das personagens, então o livro não me encantou 100%, mas é uma história bonita, e eu gostei principalmente da forma como a autora tratou o assunto liberdade.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu achei a temática desse livro um tanto quanto bonita e importante considerando as lutas do feminismo hoje em dia, só fiquei um pouco triste por ser algo mais poético, eu não sou uma pessoa de poesia e custo entender as coisas entre as palavras =/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, e confesso que acho essa capa bem fofa. Que pena que achou alguns erros na revisão e sei o quanto isso trabalha na leitra. Mesmo sabendo que o início é um tanto parado, quero conferir esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi, li esse livro tem pouco tempo e foi a ultima resenha que postei no blog e simplesmente amei ler esse livro e amei a escrita da autora, que tem uma sensibilidade que é tocante e me identifiquei muito com a Dolores, e acho que toda mulher tem um pouco das duas.
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu gosto desse tipo de leitura, trás algo de libertador. A capa está muito linda também!
    Recentemente ele estava gratuito em e-book na Amazon e eu peguei, espero conseguir ler logo, tenho curiosidade na escrita da autora!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  12. Acredito que a dificuldade inicial de você entender um pouco as histórias foi justamente por essa escrita poética que a autora utilizou. Esses pequenos erros acredito que não atrapalha mesmo. E sobre a história em si, acho que deve ser bem agradável de se ler mesmo ele sendo simples e curto. Enfim, acho que é uma ótima dica com certeza.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  13. Oi Pamella, eu morro de vontade de ler esse livro, acho que tem uma trama bem cativante e diferente do que estou acostumada a ler. Sua resenha me deixou bem curiosa com a obra, pretendo ler um dia desses e ver o que eu acho.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Pammela, tudo bem?

    Parece ser uma narrativa bastante envolvente, gosto de livros com histórias paralelas e que de alguma forma se entrelaçam. Que bom que apesar do início confuso, as coisas se explicaram. Parece ser um livro bem rápido de ser lido.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas fiquei curioso! :)

    AInda bem que gostaste tanto! :) Confeso que os erros me incomodariam.. Mas o facto de a leitura ser rapida atrai-me bastante.. Ultimamente, as minhas leituras tem sido BEM GRANDES!! :)

    Quanto a diagramacao e a capa... Parecem fantasticas!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa. Gosto quando a escrita tem esse ar poético, sem contar que a história parece ser muito bonita. Também achei a capa uma graça :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Tenho a leve impressão de já ter visto esse livro em algum blog mas não era resenha. A história parece linda e fiquei curiosa de saber como essas duas mulheres tão diferentes podem ter algo em comum ou cruzarem o caminho uma da outela.
    Sua resenha, embora curta, está excelente. Transmite suas impressões do livro de forma rápida e clara.
    parabéns

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu tenho curiosidade com esse livro faz um bom tempo, não lembro bem o que me fez ficar curiosa com ele, mas faz tempo que tenho vontade de conhecer a história. Bom, a sua resenha foi a primeira que li sobre o livro e confesso que não gostei muito de saber que o livro é um tanto confuso, mas acredito que eu gostaria de conhecer a história, parece ser interessante e trazer mensagens bonitas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Essa capa é linda mesmo, e esse livro está na minha lista para ser lido. Eu estou curiosa com essas histórias, eu são não gostei de saber que a história é um pouco confusa, mas acredito que com calma eu consiga entender. Espero poder conhecer essas personagens e entender seus dramas.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir