15 junho 2016

Resenha: Pelos Caminhos da Vida - Cristina Censon


Título: Pelos Caminhos da Vida
Autora: Cristina Censon (Pelo Espírito Daniel)
Editora: Petit Editora
Número de Páginas: 384
Ano de Lançamento: 2016
Cedido em parceria com a Petit Editora.

Sinopse:
Na França, em pleno século XIV, vive Adele, uma jovem de apenas 13 anos. Apesar de tão pouca idade, ela se vê obrigada a enfrentar uma intensa jornada pessoal quando seu pai descobre que é sensitiva, capaz de ver e conversar com espíritos. Ao lado de sua aia Justine, Adele foge da ira paterna e vai ao encontro de Elise, única pessoa que poderia ajudá-la a lidar com seus dons. E é a figura emblemática de Elise que unirá Adele a Aimée, jovem de igual sensibilidade e dons. O pai de Adele, no entanto, não desiste da perseguição à filha, e sua vingança acaba resultando numa tragédia de grandes proporções.

Critíca:

Adrien é um jovem camponês que mora em uma região muito afetada pela peste negra. Perdeu toda a família para a peste, os pais, o irmão mais velho e acaba de enterrar o irmão mais novo. Além disso sua noiva também morreu com a peste. Logo após perder seu irmão, Adrien visualiza duas mulheres adentrando sua propriedade. E é então que ele conhece Adele e Justine, que pedem abrigo para passar a noite e descansar. Um pouco desconfiado permite que elas se abriguem em sua casa, e imediatamente se vê conquistado por Adele uma menina de 12 anos (quase 13), por quem passa a nutrir um amor de irmão.

A chuva chega e não permite que as moças sigam o seu caminho. Adele acaba confiando em Adrien e lhe conta sua história. Ela tem uma sensibilidade imensa, eu chamo de mediunidade, e ela está fugindo do próprio pai, um homem que quer a todo custo "curar" a filha. O pai de Adele é um homem inescrupuloso e que quer mandar a filha a um convento, um lugar onde jovens como Adele são torturados e por vezes ate mortos. Ela está em busca de uma mulher, que sua mãe antes de morrer disse para que ela procurasse, chamada Elise de Bousquet. Adrien tomado pela afeição que tem pela menina, se oferece para ajudar a ela e Justine.

Juntos seguem a procura por Elise e tem de tomar bastante cuidado para que os homens do pai de Adele não os encontrem. Pelo caminho encontram várias pessoas que os ajudam, assim como Rene, um rapaz que conhece a região de Bousquet. Rene os leva para as terras de Jules, um bom homem que tem uma filha de mesma sensibilidade que Adele, a linda e bondosa Aimée. Jules os informa que Elise não é uma boa mulher e conta o que sabe sobre ela. Porém isso não muda a decisão de Adele e Jules decide que junto de Adrien irá acompanhar a menina para lhe proteger de qualquer mal. Adele selou o seu destino e fez sua escolha, e está escolha irá envolver a vida de todos os envolvidos de derta maneira.

Adorei realizar esta leitura. Sou um pouco suspeita para falar, pois estou acostumada a realizar leituras espíritas, porém eu não me poupo em falar se não gostar da leitura. E eu com certeza gostei de Pelos Caminhos da Vida. Este livro possui uma trama densa e envolvente, que faz com que estejamos a todo momento torcendo por estes personagens que nos são apresentados e que sintamos toda a emoção das tribulações pelas quais estão passando.

Os personagens são muito bem trabalhados e nos conquistam imediatamente, principalmente Adele que possuí uma maturidade enorme e apesar de ser uma criança fala com a maturidade de alguém que já viveu muito. O que de fato ela deve ter vivido levando em conta suas reencarnações. O livro trás grandes lições e o meu exemplar está cheio de post-its marcando as minhas prediletas, que foram várias. O livro faz parte de uma trilogia, portanto estou muito ansiosa para que o próximo livro seja lançado. Deixando claro que este livro tem uma conclusão, porém alguns personagens ainda tem coisas a concluir e penso que os próximos livros tratarão disto.

A capa do livro é muito bonita e creio que traga Adele e Aimée nela. O material do livro é de excelente qualidade, possuí folhas brancas, mas isso de nada atrapalha a leitura. Não encontrei nenhum erro de português no livro. Recomendo a leitura deste para todos que apreciam este tipo de leitura, ou que procuram uma leitura leve e envolvente.

[...]Ela sabia que sua vida teria uma destinação muito diferente daquela que o pai acreditava. Não era uma aberração, nem tampouco tinha pacto com forças do mal. O que a impulsionava era o bem, o amor, a generosidade, a compaixão por todos aqueles que sofriam, fossem por males físicos ou espirituais. - Pág. 61
- Creio que só será perdoado aquele que se arrepender de seus erros e procurar correção, caso contrário, para que e por que fazer o bem se todos terão o mesmo tratamento de Deus? - disse Aimée enfaticamente. -Pág. 178
Só que tudo pode se modificar. A qualquer tempo e hora. Depende apenas de nossas decisões. Que possamos estar cientes dessa verdade o quanto antes... - Pág. 284

Nota:

Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Oi Pamella, acredita que eu nunca li nenhuma obra dessa editora? Pois é! Mas tenho vários livros que eles lançaram na minha lista de desejados, especialmente por ser um gênero que eu não leio tanto, mas quero ler mais. Bom, sobre esse título, eu já o conhecia, mas não lembro se já tinha lido alguma resenha dele. Eu também achei a capa muito bonita e adorei os quotes citados. Com certeza irei querer ler, porque me interessei por saber o desenvolvimento dos personagens, e claro, sua resenha está maravilhosa!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Não gostei muito da capa, mas o conteúdo é mais importante, e esse eu amei.
    Não sou de ler esse gênero, mas sua resenha me deixou curiosa.
    Achei bem interessante uma criança ter uma maturidade, como você disse. Normalmente não vejo isso em livros.
    Que bom que as personagens são bem desenvolvidas e nos ganham logo!
    Adorei a escolha dos quotes, adorei!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Só vejo resenhas positivas sobre esta obra. Amo livros espíritas e esse é diferente de todos que já li. Muito interessante falar sobre suas reencarnações e o quanto isto moldou a sua personalidade atual. É um ótima dica e vou adicionar na minha lista para comprar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Tá aí um gênero que eu não leio muito, mas sua resenha me despertou uma imensa curiosidade. Nunca li nada dessa editora e esse livro parece ser ótimo para começar, embora tenha achado a premissa um pouco confusa.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pamella, achei a capa lindíssima, mas o enredo não me chamou muito a atenção por não apreciar livros com esta abordagem espírita. No entanto, acho que seria um presente perfeito para as amigas que gostam deste tipo de narrativa. Anotei a dica e já até sei para quem dar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim tanto da leitura.. :) Nao obstante as peginas brancas! ahah

    Talvez leia.. Gostei da premissa e se o livro e envolvente e leve.. Espero ter oportunidade de o fazer..! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Não é um gênero que normalmente leio mais esse em si com o enredo proposto pela escritora me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito dos livros da Petit pela mensagem que passam.
    Os temas que este livro aborda também são interessantes.
    É, com toda certeza, uma ótima leitura;

    Beijinhos..
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OI!

    Pamella, estou paquerando esse e outro livro da editora, não tenho problemas algum em ler livros espiritas, até mesmo pq a grande maioria não fala da religiosidade, mas sim nos levam a reflexões de diversas formas. Adele já havia me cativado e com toda essa determinação e maturidade apenas aumenta a imagem que faço dessa protagonista. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Pam, tudo bem?
    Eu li esse livro, mas não fiquei muito envolvida com ele, sabe? Eu fiquei bem desanimada em boa parte da leitura, apesar de achar os personagens bem construídos, como você ressaltou.
    No final, me apaixonei pelo livro e tirei muitos aprendizados na trama, principalmente, o fato de dar tempo ao tempo e não querer me vingar.
    Amei sua resenha e fico feliz que tenha gostado.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Não tinha conhecimento da editora. Amei sua resenha, só fez um incentivo maior para obra, pois logo pela capa já aparenta ser histórico e isso me atrai. Irei procurar a obra e saber mais do catalogo da editora. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Oii Pamella, tudo bom? Adorei sua resenha! Eu li esse livro alguns meses atrás e gostei muito também. Achei a Adele uma personagem inspiradora, e a Aimée também <3 Foi uma leitura que me proporcionou muitas reflexões, e muita paz também. Adorei os quotes que selecionou e fico feliz que te gostado tanto do livro também. <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Pamella! Embora eu goste bastante de livros espíritas, nunca li nada da autora, mas gostei da sua resenha. Livros desse gênero sempre tem muito a nos ensinar e eu adoro isso.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    dontmesswithmycoffeeblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Não sou bem acostumada com livros espiritas, mas um blog que faço parte também tem parceria com essa editora e por isso acabei solicitando um, eu me apaixonei completamente, ainda não tinha lido muitas resenhas de Pelos caminhos da vida, mas fiquei curiosa quanto a escrita do livro, que parece nos envolver tanto que chegue ao ponto de sofrermos com os personagens, e também conseguimos acompanhar o seu amadurecimento, com certeza esse sera minha próxima solicitação

    ResponderExcluir
  15. Oie, fiquei empolgada com essa leitura, realmente parece uma obra de muitas reflexões e adorei ter a temática da peste negra no meio. Acho que é uma obra que me animaria muito em ler, e eu só leio livros espíritas as vezes mas os que li foram muito bacanas, espero que os outros da trilogia realmente sejam tão bons quanto esse.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Confesso que eu não leio livros espíritas, já tentei e infelizmente não consegui me envolver com toda história de espíritos e tals.
    Mas achei a trama dessa história muito bacana, principalmente por ter toda essa briga com o pai da menina.
    A história parece ser surpreendente e envolvente mesmo, para quem gosta do gênero é um livro incrível

    ResponderExcluir
  17. Oi, Pamella.
    Primeiramente, parabéns pela resenha.
    Eu nunca li nada dessa editora e também não curto livros nesse estilo. Livros espíritas não é a minha praia, apesar de já ter lido, se não me engano, dois livros com essa temática na minha adolescência e na época achei interessante, mas se me perguntar agora, não lembro nada das histórias por que não foi marcante pra mim.
    Enfim, Pelos Caminhos da Vida parece ser o tipo livro que faz sucesso entre pessoas que gostam de livros com essa premissa.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Eu tb gosto muito de romances espíritas! Esse me encantou já pela capa!
    Estou bem curiosa para saber o que acontece com as protagonistas e se a mulher que buscam é boa ou má...
    Livros espiritas sempre tem muitas coisas a ensinar né?!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Eu ainda não consegui ler esse livro, mas a colunista do blog já leu e gostou bastante da trama. Inclusive, ela gosta bastante de ler os livros de roamnce espírita, pois aprecia a reflexão do livro. Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros espiritas, mas fico sempre curiosa com histórias assim, pois para mim esse é um tema muito interessante e eu ainda não conhecia esse livro, o que me deixou ainda mais animada. Achei bem triste toda a situação de Adrien e fiquei admirada em ver que ele, apesar de todo o sofrimento, ajuda outras pessoas e agora estou aqui me pegando imaginando o que será que essa Elise é, se realmente é uma má mulher ou boa. Enfim, gostei bastante da sua resenha, fiquei muito curiosa e espero ler algum dia esse livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oi *---*

    Nunca li nada desse genero e pra ser bem sincera nem tenho vontade. Essa capa sempre me chama atenção e fiquei bem curiosa com essa premissa, mas ainda não sei se leria mesmo com você sendo só elogias fico meio relutante, acho que é a fase em que estou. Mas enfim otima resenha e fico feliz que o livro funcionou pra você.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Pamella, tudo bem?
    Eu já ouvi falar bastante sobre esse livro e sempre quis dar uma chance a ele, nunca li nada espírita e tenho a impressão de que gostaria bastante dele, porque o assunto me interessa. E ver que você curtiu o livro me anima bastante, por isso tenho a impressão de que vou gostar quando ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá
    acho que eu nunca li um livro espírita, e nem sei o motivo, mas esse me deixou muito curiosa e provavelmente darei uma chance a ele em breve. Só tenho uma pergunta: por ser uma trilogia, o final dele é satisfatório ou deixa muita coisa em aberto?

    bjs
    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir