Título: Pérolas da Minha Surdez
Autora: Nuccia De Cicco
Editora: Editora Metamorfose e wwlivros
Número de Páginas: 122
Ano de Lançamento: 2016
Livro cedido em parceria com a autora.
Sinopse:
Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?
As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade.
Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.
Critíca:
Neste livro conhecemos Nuccia De Cicco, isso mesmo a autora do livro. Nuccia durante muitos anos de sua vida era ouvinte, até que um dia perdeu a audição de um de seus ouvidos e aos poucos acabou perdendo a do outro. Foi só então que procurou um médico e descobriu que tinha um tumor no cérebro e havia sido esse tumor que havia causado isto. Terminando sua graduação e surda,ela teve que enfrentar muitos obstáculos, além de se adaptar a sua nova condição e passar por diversas cirurgias para retirada do tumor que teimou em reaparecer algumas vezes. Mas não pense que tudo isso a impediu de viver e ser a mesma Nuccia de sempre. Com a cabeça erguida e muita coragem terminou sua graduação em Bioquímica e ainda fez Mestrado e Doutorado. Não abandonou a sua amada Dança do Ventre e não deixou de ser uma jovem normal que sai, se diverte e namora.
Pérolas da minha surdez, não é uma autobiografia qualquer. Nele além de contar sobre si mesma, como ficou surda, todas as dificuldades e como é ser uma surda oralizada, Nuccia também trás informações sobre a surdez, a sociedade surda, libras e muita mais. De quebra ainda ganhamos informações super legais sobre a Dança do Ventre, que eu amei tanto quanto as informações sobre o mundo do silêncio. Afinal, mesmo tendo feito aulas da dança quando pequena, tenho que admitir que ainda gosto e me interesso muito, e aprendi coisas que não sabia com o capitulo especial sobre Dança do Ventre. Mas o melhor de tudo neste capitulo, esta na explicação da Nuccia de como ela pode dançar sem ouvir as músicas. Ela precisa de muito esforço, garra e força de vontade, e tudo isso ela tem de sobra. Confesso que adoraria ver uma de suas apresentações.
Não preciso nem dizer que este livro vai para a sessão dos meus xodozinhos, não é mesmo? A Nu narra de uma forma envolvente como se estivesse a conversar conosco e apesar de estar falando de um assunto sério, ela não perde o bom humor e isto ajuda a nos prender na leitura. Em momento algum o livro é tedioso, e todo o aprendizado que tiramos dele é bem absorvido. Diria que o livro é inspirador, pois com ele podemos aprender muitas coisas, inclusive a não desistir de nossos sonhos e objetivos independente de qualquer dificuldade que aparecer em nossas vidas.
Como profissional da área de exatas e científica, me sensibilizei coma dificuldade dos surdos que querem estudar nessas áreas e várias outras onde eles não possuem sinais que possam simbolizar certas palavras científicas e isto os prejudica muito, mesmo tendo o interprete em aula. Achei legal que já existem vários projetos que estudam isso e estão tentando mudar, para que possam facilitar e ajudar na inclusão e no melhor aprendizado para os alunos surdos.
Algo muito bacana no livro, é que tem um capitulo dedicado exclusivamente a perguntas e respostas. Onde a Nuccia responde a várias perguntas que normalmente as pessoas fazem sobre a surdez e os surdos. E no último capítulo temos a recomendação de 7 livros sobre o assunto que a Nu já leu e que também podemos ler. Não vamos continuar as cegas sobre o assunto, vamos nos informar, deixar os preconceitos de lado, incluir os surdos em nossa sociedade e colocar na cabeça que eles podem fazer o que quiserem, assim como quem ouve.
A capa do livro é muito delicada e linda. A qualidade do livro é excelentíssima, a folha é branca mas isso em nada dificulta a leitura. A fonte do livro é bem grande, e posso até estar errada, mas aposto que a Nu fez isso pensando em pessoas com problemas de visão. Maravilhosa leitura, me identifiquei com a Nuccia em vários momentos e recomendo a leitura deste livro a TODOS!
Devem estar se perguntando por que aceitei tudo numa boa. O que eu fiz, na verdade, foi "não fazer". Não me questionei sobre os resultados, não fui atrás de outra opinião médica, não fiz novos exames. Não pensei em mais nada que não fosse faculdade e casamento. E, obviamente, me estrepei em tudo. - Pág. 22 e 23
- Surda?! Como assim? Você tem tatuagem! - Ainda estou procurando o estatuto ou código social onde diz que surdos não podem ter tatuagem; ou que explique qual a relação entre não ouvir e fazer tattoos. - Pág. 61
A surdez é um problema invisível. Você não percebe quando chega, até ser tarde demais. Ninguém percebe em você a não ser que você demonstre ou ostente um aparelho. E, justamente porque ninguém a vê, é tão negligenciada. - Pág. 109
Bom, além da resenha deste livro que amei. Resolvi sortear alguns marcadores para vocês, por isso montei 3 kits com 10 marcadores comuns e um marcador especial, todos de Pérolas da Minha Surdez e do Blog As 1001 Nuccias.
- Serão 3 ganhadores.
- O sorteio vai ocorrer de 24/08/2016 até 24/09/2016.
- Enviarei para os ganhadores em até 60 dias.
- Poderão verificar os resultados por este mesmo post.
- Enviarei um e-mail aos ganhadores em até 5 dias após o resultado e esperarei uma resposta no mesmo prazo, caso não haja resposta realizarei novo sorteio.
- Tem duas opções obrigatórias no formulário e outras opcionais, vale lembrar que as opcionais valem mais pontos que as obrigatórias.
- Deixe um comentário com a sua opinião sobre o livro e informando se esta participando do sorteio.
- Cruzem os dedos e boa sorte!!!
a Rafflecopter giveaway
Participando! =D
ResponderExcluirOi, Pam!
ResponderExcluirFiquei enormemente feliz e emocionada por estar na sua lista de xodozinhos!!!! \o/ Deu pra ver que você curtiu a leitura e se amarrou em umas passagens (e amei saber que o capítulo sobre dança ainda te ajudou a aprender mais!). Muito obrigada por tudo, de verdade, mesmo!!!
Aos leitores, nos vemos na Bienal-SP, dia 31, estande M-69! E Boa sorte no sorteio!!!! ;)
Nuccia, prazer em conhecê-la, mesmo que virtualmente! Também sou surda oralizada, mas de nascença, rss...como sou justamente estudante de Letras, a Bienal seria um prato cheio para mim, e de quebra, poderia de conhecer, mas, infelizmente não tenho meios de ir... :( Gostaria de adquirir seu livro, vc me mandaria um autografado? kkkkkkk... Feliz de encontrar mais uma lançando um livro com suas experiências (já conheço o Desculpe, não ouvi, Crônicas da Surdez e Surdez:Silêncio em voo de borboleta). Prazer novamente! Abçs!
ExcluirAii que bom que gostou da resenha Nu! Eu realmente gostei muito do livro e fiquei super empolgada com ele, adorei a parte de dança do ventre. Ainda tenho vontade de voltar a dançar.
ExcluirOutra coisa que me deixou muito feliz é ver que essa resenha ajudou a Cinthia Meira a te conhecer e conhecer o seu livro.
Beijinhos!
Oi, Cínthia! Espero que você possa ler essa mensagem! Entre em contato comigo no mail > nucciadecicco@gmail.com
ExcluirDaí a gente conversa sobre o livro e sobre as outras biografias (q tb já li e conheço as autoras pessoalmente!)... bj!
Olá!! :)
ResponderExcluirEu acho que ja tinha ouvido falar deste livro mas a tua resenha foi a primeira que li! :) Fico contente que tenhas gostado assim tanto! :)
E que tenha passado a tua estante dos xodozinho!! ahah :) E sempre bom uma leitura envolvente (em jeito de conversa) para desodificar um assunto mais serio! :) hehe
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Que bom que gostou da resenha e de conhecer o livro!
ExcluirBeijinhos!
Olá
ResponderExcluirjá li ótimos comentários a respeito desse livro e torço muito pelo sucesso da Nuccia. Deve ser uma ótima leitura mesmo, e envolvente, pelo que pude perceber em seus comentários e ainda espero poder ler também.
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Tomara que possa ler algum dia!
ExcluirBeijinhos!
Que maravilha de indicação. Gosto muito de livros escritos por quem realmente vive a deficiência. Imagino o quanto ele é especial por ensinar e nos mostrar certas visões que sempre passam desaparecidas em nosso dia a dia. Fiquei bem curiosa e espero ter a oportunidade de conhecer melhor essa obra.
ResponderExcluirBjim!
Tammy
Quando tiver a oportunidade, leia. É uma leitura excelente e muito importante. Aposto que vai adorar!
ExcluirBeijinhos!
Participando! =D
ResponderExcluirOlá Pamella,
ResponderExcluirConheço a Nuccia através da blogosfera e, confesso, fiquei bem surpresa quando descobri que ela era surda e que havia escrito um livro sobre isso. Acho que a ideia de ela ter feito isso foi muito incrível. Outra coisa que admiro muito nela é que ela não se deixou levar pela surdez e fiz disso um aprendizado para os outros.
Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve, pois acho que vou aproveitar muitas coisas.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Espero que você possa ler o livro, é realmente uma leitura incrível e muito inspiradora. Sem contar todo o conhecimento que trás para nós.
ExcluirBeijinhos!
Já tinha visto falar nesse livro, e mesmo não gostando de biografias, fiquei muito curiosa pra ler, já que você disse que é diferente, que nos dá informações sobre a surdez.
ResponderExcluirQuero muito ler e conhecer mais sobre a autora e como ela dança a Dança do Ventre, acho que nunca li nada sobre essa dança.
Parece ser muito bom! Adorei a capa!
Virando Amor
É muito bom mesmo, leia que não vai se arrepender!
ExcluirBeijinhos!
Oi! Nunca ouvi falar do livro, mas gostei bastante da premissa, afinal não existem muitos livros que falam ou tem protagonistas surdos, eu mesmo nunca vi nenhum, e considero extremamente necessário esse tipo de leitura. O fato do livro ser uma biografia me deixou meio com o pé atrás no começo da resenha, não gosto desse tipo de leitura kkk. Contudo, você me fez mudar um pouco de ideia, principalmente quando falou que a autora escreve cheia de bom humor, porque isso dá uma aliviada na leitura que trata de um assunto tão pesado. Enfim, vou anotar a dica e se surgir a oportunidade de lê-lo, não deixarei passar!
ResponderExcluirSim, a escrita da autora não é aquela coisa chata que normalmente as biografias trazem. É uma escrita leve e bem gostosa de ler, experimente para você ver!
ExcluirBeijinhos!
Olá,
ResponderExcluirAmei a história desse livro e me chamou muita atenção quando citou na sua resenha maravilhosa que A Leitura é inspiradora, gosto muito de histórias trazem uma bagagem de superação, aprendizado e além de ter sido a própria autora escrevendo sobre seus dilemas que enfrentou após a perda de sua audição.Incrível!
Quero esse livro na minha estante e devora-ló já.
Muitos Livros e Sucesso!
Beijos!
http://booksmagiclove.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, mas já tinha ouvido falar da autora. Infelizmente esse é o tipo de história que eu leio e que eu gosto, então passo a dica.
Mas deve ser um livro muito inspirador.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirA Nuccia é uma pessoa fora de sério, e esta biografia é simplesmente fantástica! Fiquei encantada com esse livro, e uma das coisas que mais gostei nele, foi a forma como ela nos conta a sua história, sempre de maneira muito leve e descontraída.
Beijos,
Dai | Blog Virando a Página
Oiee ^^
ResponderExcluirEu sempre quis fazer dança do ventre...haha'
Conheço o blog e a história da Nuccia já faz um tempinho, mas ainda não consegui ler o livro dela, mesmo querendo muito. Parece ser uma obra incrível, é um baque quando a gente lê uma história de uma pessoa tão forte e determinada assim, né? Enfrentar tanta coisa e ainda manter a cabeça erguida... Não é para qualquer um. Gostei.
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi Pamella, tudo bom? Que resenha mais linda! Já li muitos comentários elogiosos sobre a obra e minha vontade de ler apenas cresce. Bom saber que gostou tanto! Adorei os quotes que selecionou :D Ah, acompanho o blog da Nuccia e adoro! <3
ResponderExcluirBeijoos
Olá,
ResponderExcluirConheço a Nuccia da blogosfera e não sabia de sua obra e muito menos do que se tratava. Achei muito legal a premissa de seu livro e como ela conseguiu lidar de uma forma aparentemente leve com essa adversidade que a vida lhe impôs.
Adorei a resenha e pretendo procurar o livro para ler.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Já vi muitas resenhas positivas sobre esse livro e tenho uma curiosidade imensa em lê-lo.
ResponderExcluirEsse livro traz uma missão de vida imensa e desejo conhecer e me inspirar.
Bju
Mary Reis
A história da Nuccia é incrível! Eu não curto muito o gênero, mas a história dela é tão inspiradora que é impossível não sentir vontade de ler.
ResponderExcluirDeve ser muito interessante acompanhar como foi a readaptação dela, como ela enfrentou as dificuldades... deve ser um livro enriquecedor!!
Beijos
Ola estou de olho nesse livro há tempos, por todo seu contexto e história da autora, gostei de saber que há um capítulo dedicado a pergunta e respostas, sempre ficamos com algumas dúvidas, eu adoro essa capa. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olá =) Gosto de histórias que realmente aconteceram e que tem uma superação. Amei sua resenha, ela fez esse livro entra para livro que eu quero ler, uma lista infinita. Haha' Deve ser realmente difícil perde um dos sentido, usamos ele tão normalmente que até esquecemos as vezes que para algumas pessoas é difícil pela ausência dele.. Beijos www.sejaamavel.blogspot.com
ResponderExcluir