19 setembro 2016

Resenha: Sob o Olhar da Eternidade - Wagner RMS


Título: Sob o Olhar da Eternidade
Autor: Wagner RMS
Editora: Clube dos Autores
Número de Páginas: 204
Ano de Lançamento: 2014
Livro cedido em parceria com o autor.

Sinopse:
Milton Steinberg é um sujeito comum. Morador da caótica metrópole que é hoje o Rio de Janeiro, ele é mais um, perdido na massa de gente trabalhadora que, diariamente, enfrenta trânsito e as conduções públicas sufocantes na maior parte da cidade, que não é tão "maravilhosa" quanto aquela exibida aos estrangeiros. Indignado com a vida de rotina sem sentido, em que ele e o resto do mundo vivem, Steinberg, certo dia, esbarra em um estranho evento que lhe dá a absoluta certeza: a humanidade se tornou prisioneira, eternamente, em um único dia, que se repetirá até o fim de tudo! E, por saber disso, ele parece ser o alvo de uma caçada sem tréguas por parte daqueles que criaram esta prisão! Estaria Milton ficando louco? Ou estaria cercado por uma conspiração? Descubra.

Critíca:

Em Sob o Olhar da Eternidade, somos apresentados a Milton Steinberg, um pacato e comum morador do Rio, que vive sua vida sem nenhum entusiasmo. Ele é um homem correto e bondoso, e teve até a honra de entrar para lista de pessoas bondosas das senhorinhas da vizinhança. Apesar de aparentemente ser um homem comum, ele percebe algo que mais ninguém percebe, estão todos vivendo o mesmo dia repetidas e repetidas vezes. Porém, ele não tem como provar e até ele mesmo a princípio duvida que isto possa ser possível e resolve procurar seu melhor amigo Rubens. Rubens é físico e trabalha para o governo, então ele é a melhor opção para ajudar o nosso protagonista. Entretanto, ele deixa claro para Milton que aquilo é impossível e que não pode estar acontecendo.

Inconformado, Milton ainda quer descobrir o que esta acontecendo e como ele não para de mexer no 'vespeiro', vai se ver perseguido e preso por entidades que ele mesmo desconhecia a existência. Entidades estas que são as responsáveis por controlar a mente dos políticos e fazer com que a política seja tão 'podre' quanto é. O que resta saber, é se Steinberg vai conseguir sair dessa e se os seus dias irão parar de serem sempre os mesmos.

Honestamente, o livro foi completamente diferente do que eu imaginava. Imaginava algo completamente filosófico e longe da ficção cientifica, portanto fui surpreendida neste quesito. Apesar de o autor já ter me alertado que seus livros eram de ficção científica (o que eu adoro). Conforme o autor, o livro se trata de uma ficção cientifica política, porém tive dificuldades em encontrar essa parte política nele. Somente enxerguei esta parte na revolta do protagonista (mas bem pouco) e quando é citado a influência que os políticos sofrem. Por isso, acho que esta área poderia ter sido mais explorada no livro.

De qualquer maneira, se trata de uma obra instigante e com uma ótima estória que começa a te prender a medida que o personagem vai descobrindo mais e mais coisas sobre tudo o que esta acontecendo. Gostei bastante de como o autor construiu o enredo e desenvolveu o livro, mas acho que poderia ter tido um pouco mais de explicação ao decorrer da narração  de forma a explorar melhor o que tinha em mãos. Consigo até imaginar este livro com a parte política mais presente e melhor desenvolvida, de forma que chegue a ser uma versão atual e brasileira do clássico 1984 de George Orwell. Não sei se é porque estava lendo este livro ao mesmo tempo que lia Sob o Olhar da Eternidade, mas pensei muito em 1984 enquanto lia a obra de Wagner RMS.

O material do livro é excelente, possuí uma diagramação bem clean e a fonte é grande, o que é ótimo. A capa, acreditem ou não, tem TUDO a ver com a estória, vocês vão entender quando lerem. Não encontrei nenhum erro de revisão enquanto eu li.

Nota: 

É, pensava, talvez seja isto, talvez cada um de nós estivesse louco. Isso explicaria muita coisa. - Pág. 86
E livros tem revezes, dores e sofrimento, mas também possuem em si amor, luz, glória e superação. - Pág. 181

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Adorei a premissa, achei super interessante mostrar esse outro lados da cidade grande.
    Amei o livro e quero muito ler.
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o meu trabalho tenha atraído sua atenção, Srta. Danielly (Art of life and books), muito obrigado. E vou lhe deixar uma dica: shhhhh, não conte pra mais do que umas mil ou duas mil pessoas no máximo, mas este e outros livros de minha autoria podem ser experimentados aqui, ó: http://wagnerrms.com/livros-gratis#Inicio alguns até na íntegra. ;-) Abraço e muito sucesso!

      Excluir
    2. Que bom que gostou de conhecer o livro, ele é muito bom, deveria conferir o site do autor passado acima.

      Beijos!

      Excluir