26 outubro 2016

Resenha: Mônica - Wagner RMS + Sorteio


Título: Mônica
Autor: Wagner RMS
Editora: Clube dos Autores
Número de Páginas: 157
Ano de Lançamento: 2015
Livro cedido em parceria com o autor.

Sinopse:
Mônica era uma moça ingênua, sensível e muito inteligente, com todos os anseios e sonhos de uma jovem de sua idade na década de 70, quando ela se envolveu, quase acidentalmente, com assuntos considerados ameaçadores no período do regime militar brasileiro, e como consequência inesperada, acabou sendo torturada e morta. Entretanto, uma força além de nossa compreensão a trouxe de volta, mas no berço errado, e isso fez dela o que ela é hoje: uma arma, clássica, bela e terrível, um trunfo no jogo dos poderes políticos do Brasil e do mundo, percorrendo uma trilha longe do conhecimento público. Assim como todos nós, Mônica vive no fio da navalha entre sua humanidade e seus instintos, sua sensibilidade e toda a maldade que há em sua natureza. Só que no caso desta velha mulher, presa em um corpo jovem que não se curva ao tempo, e movida agora por alguns anseios estranhos à humanidade, um desequilíbrio significa violência, brutalidade e morte! Esta é a história da brasileira Mônica, hoje uma forjada e perigosa agente federal, que descobre a amizade e o amor verdadeiros, mas que, apesar de tão sedutora e poderosa, vê a si mesma como um monstro, e precisa decidir se deve ou não se permitir amar novamente.

Crítica:

Mônica Deveraux é uma agente federal brasileira que após sofrer inúmeras barbaridades na época da Ditadura, foi transformada pelo povo antigo em uma terrível e incrível criatura da escuridão. Agora é usada pelo governo para realizar missões de seu interesse e prender corruptos, traficantes e a pior espécie de criminosos.

Vemos Mônica tendo de explicar o porquê e como matou quase todos em sua última missão, e de quebra ainda tentando inocentar Eduardo Weltman que para protege-la quis assumir toda a culpa. No meio disso tudo ela também se vê apaixonada por Weltman, algo que ela não se permite e não se acha merecedora. Ela teme machucar o bom homem que tanto a ajudou. Em meio a jogos políticos e uma arriscada investigação, vemos um amor florescer aonde antes se imaginava que jamais poderia isso poderia acontecer.

Gostei bastante de como a personagem principal, Mônica, foi desenvolvida. Ao mesmo tempo que vemos uma mulher confiante, determinada, forte e que joga com os outros, conhecemos o outro lado. Ela também é uma mulher frágil, assombrada pelos fantasmas do passado e que se sente um monstro. A política está bastante presente nos livros, o que é algo bem interessante de ver os jogos políticos. Entretanto senti falta de falar um pouco mais da prisão de Mônica na ditadura, o porquê e o que ela sofreu. E também de falar sobre esse povo antigo que a tornou quem ela é, e sobre que ritual foi esse que fizeram para transformá-la.

O livro está muito bem escrito. A capa é lindíssima, mas como não seria com Mônica na capa, não é mesmo? A diagramação é bem simples e clean, as folhas brancas não foram um grande problema durante a leitura e a fonte estava adequada para leitura.

Nota: 

- Talvez você não entenda, mas hoje vou lhe mostrar. Eu sou a luz das estrelas. Eu sou a cor do luar. Eu sou as coisas da vida. Eu sou o medo de amar. Eu sou o medo do fraco. A força da imaginação. O blefe do jogador. Eu sou, eu fui, eu vou...- e concluiu, apenas recitando a letra, e não mais cantando, sem sorriso, na verdade com um tom taciturno no olhar:-Eu sou a beira do abismo... - Pág. 17
Ocorre que ela o estava encantando de fato, depressa. E ele acabara de descobrir que não sabia o que fazer quanto a isso. - Pág. 18
Somente quando Mônica, por sua vez, entrou no elevador, e se viu absolutamente sozinha, foi que se permitiu chorar. Chorar por, há mais de quarenta anos, estar morta. Sentia-se e transpirava solidão, uma solidão que nenhum ser humano seria capaz de experimentar, enquanto humano. - Pág. 23

Acham que acabou? É claro que não! O Cantinho Cult vai sortear 5 kits com 6 marcadores do livro Mônica.
  • Serão 5 ganhadores.
  • O sorteio vai ocorrer de 26/10/2016 até 26/11/2016.
  • Enviarei para os ganhadores em até 60 dias.
  • Poderão verificar os resultados por este mesmo post.
  • Enviarei um e-mail aos ganhadores em até 5 dias após o resultado e esperarei uma resposta no mesmo prazo, caso não haja resposta realizarei novo sorteio.
  • Tem duas opções obrigatórias no formulário.
  • Deixe um comentário com a sua opinião sobre o livro e informando se esta participando do sorteio.
  • Cruzem os dedos e boa sorte!!!

a Rafflecopter giveaway

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Estou participando :)
    Sobre o livro Mônica fiquei com vontade de ler, pois não conheço muitos livros que envolvam ditadura e ficção.

    ResponderExcluir