19 dezembro 2016

Resenha: Viagens Fantásticas pela Bíblia


Título: Viagens Fantásticas pela Bíblia
Autores: Carla Montebeler, Priscila Canargo, Queren Ane, Shara Rodrigues, Socorro Araújo, Thaís Oliveira, Wildymara Miranda, Angélica Pina, Jaqueline Aragão, Joice Lourenço, Keryn Luz e Lidayana Maia.
Editora: UpBooks
Número de Páginas: 168
Ano de Lançamento: 2016
Livro cedido em parceria com a editora.

Sinopse:
Doze contos de ficção baseados em histórias bíblicas, escritos por mulheres de vários estados brasileiros. Venha viajar nessa diversidade de visões sobre Aquele que merece estar em destaque em todas as artes, com todos os dons, em todas as línguas.
Critíca:

Esta é uma antologia cristã organizada por Carla Montebeler e conta com 12 contos sobre pessoas que conheceram Jesus, pessoas que não estavam em plano principal na Bíblia. São 12 autoras, entre elas, Carla Montebeler, Priscila Canargo, Queren Ane, Shara Rodrigues, Socorro Araújo, Thaís Oliveira, Wildymara Miranda, Angélica Pina, Jaqueline Aragão, Joice Lourenço, Keryn Luz e Lidayana Maia.

O primeiro conto lido é 'Não é muito o que tenho' de Angélica Pina. Nesta história conhecemos Noah, um menino que tocado pelos feitos de Jesus tem a oportunidade de conhece-lo e decide fazer uma refeição para presenteá-lo. Em uma época de pouca pesca, pesca dois peixes e pega alguns pães que ajudou a mãe a fazer. Mesmo com todos o contrariando e duvidando que ele conseguiria se aproximar de Jesus, ele enfrenta as dificuldades e a multidão que o cercava para tentar se aproximar do Messias. O conto foi baseado no texto contido em João 6:1-13.
[...] Ao Chegar mais perto, seus olhos encontraram os de Jesus, que sorriupara ele de uma forma que Noah sabia que jamais esqueceria. Ele só enxergava bondade naqueles olhos e sua vontafe era de nunca mais sair de perto daquele homem, mesmo sem entender o que tanto o atraí. -Pág. 18
O segundo conto é 'Se tu podes crer' de Carla Montebeler, nele é trazida a história de Simeão, um garoto de 17 anos que é perturbado por espíritos malignos desde a infância. Seu pai Obede não sabe mais o que fazer e a mãe do menino não ajuda muito. Malaquias, o pai de Obede, procura o filho para dizer que os vizinhos querem que o menino seja retirado dali por medo. A única solução que enxergam é levar Simeão até o Mestre Jesus que estava ali nas redondezas para livrar o rapaz deste mal. O conto foi baseado em Marcos 9:14-29.

Jaqueline Aragão conta a nossa terceira história, intitulada 'Litino'. Neste conto conhecemos Litino, um bom homem que havia acabado de se tornar pai de um belo menininho. Porém, ele não podia ficar com a esposa e o filho querido, pois tinha que voltar para o mar que era o seu trabalho. Ao voltar para o mar, um estranho pediu para embarcar e fazer parte da tripulação e foi deixado, porém uma grande tempestade pegou o barco e iriam todos morrer, se o estranho não tivesse se apresentado como Jonas e confessado que o Senhor estava chateado com ele. Deu então a solução para o problema e os acontecimentos que se seguiriam, iriam mudar a vida de Litino para sempre. Este conto foi baseado no texto de Jonas.
- Tenha fé, meu filho. Mais uma vez, tenha fé. - Ele segurou o filho pelos ombros, como fazia quando ele era menini e precisava ser instruído. - Deus nunca nos abandona e é compassivo. Ele sempre tem misericórdia dos que sofrem. Se tudo o que ouvimos desse Galileu for verdade, ele é realmente o Messias. -Pág. 25
O conto de número quatro, foi escrito por Joice Lourenço e seu título é 'Não Chores'. Aqui, conhecemos Adilah uma mulher que havia sido muito feliz em seu casamento e que após o falecimento do esposo, apenas tinha o amado filho a seu lado. Porém, este acabou também falecendo. Mas Adilah foi capaz de testemunhar o milagre da vida sendo renovada com a chegada de Jesus a Vila de Naim. Baseado no texto Lucas 7:11-17.

'A Maca da Amargura' escrito por Keryn Luz é o quinto conto desta antologia. Conta a história de Natanael, um homem que ficou paralítico e só contava com a ajuda do irmão Samá que nunca o abandonou. Natanael muito pecou em seu passado, mas está profundamente arrependido dos atos que cometeu. Seu irmão juntamente de seus amigos, insistem em levá-lo para ver Jesus, pois ele opera milagres! Para a realização do conto, a autora baseou-se em Marcos 2:1-12.
No entanto, dentro de seu coração, era como se o chefe da sinagoga sentisse uma certeza, de que estava vivendo o tempo da visitação de Deus sobre a terra, afinal, nunca se ouvira falar de tantas obras extraordinárias! Sim, tinha que admitir em seu coração após tantos sinais: JESUS É O MESSIAS! -Pág. 57
'Talita Cumí' de Lidayana Maia é o sexto conto encontrado nesta antologia. Aqui narra-se a história de Jairo, o chefe da sinagoga, cuja filhinha de apenas 12 anos estava doente e a beira da morte. Tomado de grande fé e auxiliado por um de seus empregados, ele foi atrás de Jesus que havia acabado de chegar a Galileia. Ele tinha certeza que se ele impusesse as mão sobre Ana (sua filha), ela seria curada. O conto foi escrito com base no texto de Marcos 5:35-43.

'De todo o coração' é o nome do conto de número 7, escrito por Priscila Camargo. A história conta sobre Priscila, uma Judia que vivia com o amoroso pai o ajudando a fazer tendas. O pai a tratava como a uma princesa, com todo o amor que merecia e a jovem temia não receber o mesmo amor e carinho quando se casasse. Foi prometida a Áquila, e logo seus temores a deixaram, ele era um homem bom, temente a Deus e mais do que isso compartilhava com a esposa todos os ensinamentos que aprendia na Sinagoga, o que não era muito comum para época, já que achavam que era perda de tempo as mulheres aprenderem. Um dia Paulo se hospedou em sua casa e já interessados em saber mais sobre Cristo, acabaram por segui-lo e ajuda-lo no ministério da palavra de Deus. Esta história foi baseada no texto Atos 18.
- Tenho certeza disso. - Ele falou com firmeza. - Acredito que Jesus, o Cristo, filho do Deus vivi, veio não apenas para salvar a nós, judeus, mas ao mundo todo. Ele me transformou para que eu pudesse levar essa verdade a todos quantos pudesse. Ele me amou quando eu o perseguia... Ele me deu vida, salvou minha alma e é o que quer fazer a vocês dois também, por isso estou aqui e estamos tendo essa conversa. -Pág. 71
O oitavo conto desta antologia é 'Febe de Cencréia' escrito por Queren Ane. Febe é uma jovem mulher que tem por missão ajudar a todos que precisarem e levar a palavra de Cristo até as pessoas. E ela faz tudo isso com toda a alegria e prazer. Ela presencia grandes milagres em seu dia a dia com a fé em Cristo. Filha de Youssef, vem de uma família muito rica e utiliza isso para ajudar o próximo. Ela e o pai tem grande amizade com o apóstolo Paulo e Febe foi incumbida de levar a carta de Paulo escrita em Corinto até Roma. Febe é uma mulher forte, guerreira, bondosa e a frente de seu tempo. Seu pai deseja muito que ela se case, afinal já tem quase 30 anos, mas tudo o que ela deseja é servir ao senhor. Mas pode ser que algo mude em seu coração a caminho de Roma... Este conto foi baseado no texto Romanos 16:1.

O conto de número 9 'A Verdadeira Visão' de autoria de Shara Rodrigues, fala de um homem cego de nascença que tudo o que queria era enxergar, pois assim poderia ajudar a família com o trabalho. Ninguém dava emprego a um cego e todos o desprezavam por sua deficiência. Apenas Raquel o defendia dos maus comentários e de quem ousasse perturba-lo. Um dia acabam por confrontar Jesus quanto a situação de Elias (o cego) e então ele receberá um grande presente do Mestre. Baseado no texto João 9.
- O meu Deus é o Deus que provê. Que vê nossas necessidades, que nos supre e nos surpreende quando menos esperamos e mesmo quando não merecemos. E acredite, Adria, nós não somos merecedores. Mas por meio da graça, somos aceitos e chamados filho de Deus. Ele te vê e conhece suas dores e aflições. E tenha certeza, minha querida, que ele te sustentará. Basta somente crer em Jesus. -Pág. 77
'A Escolha de Raviv' escrito por Socorro Araújo é o décimo conto deste livro. Nele é contada a história de Raviv, um jovem muito rico e que tinha sucesso nos negócios. Porém com a chegada de Jesus a sua cidade, ele vai até o mestre e o pergunta como ele poderia herdar o reino dos céus. E então Jesus o pede para vender todos os seus bens, dar aos pobres e segui-lo. E é neste momento que Raviv terá de fazer a escolha que pode mudar a sua vida. Esta história foi baseada no texto Marcos 10:17-22.

O conto de número 11 é intitulado 'A Adúltera' e foi escrito por Thaís Oliveira. Nesta história vemos um lado que não conhecíamos da famosa passagem da mulher que Jesus salvou de ser apedrejada. O que a levou a tal ato? Ela era mesmo feliz? O que mudou nela depois de ser salva por Jesus? Todas essas perguntas podem ser respondidas por esse conto. A história foi baseada no texto João 8:1-11.
Olhei para o céu e sentia alguém me observar, tudo estava diferente agora e não sabia muito bem como andar ou tocar de novo. Minha vids virou de cabeça para baixo, o meu milagre foi conquistado e aprendi que não importa o tempo que passe, se crermos em Deus... a vitória é apenas o começo da nossa jornada. -Pág. 97
O décimo segundo e último conto do livro é 'Apenas um toque' escrito pela Wildymara Miranda. Aqui conhecemos Sâmela, uma mulher de família abastada e que foi acometida por uma grave doença que a fazia estar constantemente com um fluxo sanguíneo. Naquela época pelas leis isso a tornava impura. Seus pais tentaram buscar sua cura de todas as maneiras, mas acabaram morrendo no meio da busca. Sozinha e praticamente falida, a esperança de Sâmela se renova quando ela vê que o Messias está chegando em sua cidade e com fé vai atrás dele, na esperança de que se apenas tocar seu manto estará curada de sua enfermidade. Baseado no texto de Marcos 2:1-12.

Um livro inspirador e que trás algo que eu nunca imaginei ver. Muito me surpreendeu, ver essa possibilidade de escrever sobre personagens da Bíblia que estavam em segundo plano. Nunca me pareceu possível que se pudesse "mexer" com eles, afinal são parte de algo real. Penso que essa possibilidade pode abrir muitas portas para autores que desejam adentrar na literatura cristã. Quem disse que leitura religiosa tem que ser chata? Ou só algo teórico? Literatura cristã pode também ser fantástica! Gostei bastante de ver muitas personagens femininas, fortes, decididas e marcantes.
- Eu sou a luz do mundo. Quem me segue , nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida. -Pág. 121
Cada conto me tocou de uma maneira diferente e surpreendente. Peço desculpas se soltei alguns spoilers sobre eles, mas quando ia escrever ao terminar cada conto me empolgava muito para descrever a história. Então posso ter contado coisas sobre os contos que eu não devia. Mas podem ter certeza que ler as histórias contidas nesta antologia é muito melhor do que apenas saber o que acontece pela minha resenha.
Não deixe morrer aquilo que você tanto deseja. Lute, corra, persista e não desista. Creia que a fé pode mover montanhas ou apenas transformar seus sonhos impossíveis em realidade. -Pág. 134
A capa do livro é linda e da para perceber que foi tudo feito com capricho e carinho. A diagramação é bonita, amei o detalhe no início dos contos e a fonte usada no título. Foi muito bom a informação inicial falando em qual parte da Bíblia o conto foi inspirado, assim quem quiser pode ler a Bíblia enquanto lê os contos. Adorei o final ter foto das autoras e uma mini biografia de cada, assim os leitores podem conhece-las um pouco. Recomendo a leitura, é um livro maravilhoso com escrita de qualidade.

Nota:
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Linda resenha, PAmella! Obrigada pelo carinho e pelo capricho, ficou tudo muitooo lindo ♥ Fico feliz que tenha gostado!
    Deus te abençoe, flor!
    Beijihos

    ResponderExcluir
  2. Pamella! Muito obrigada pelo cuidado e carinho ao fazer essa resenha. Ficou linda! Deus abençoe! Abração

    ResponderExcluir