29 maio 2017

Korean My Journey: Minha Jornada Aprendendo Coreano


Hello Cults!

Para quem não sabe, o Cantinho Cult tem um canal no YouTube, que é uma extensão do blog e além de livros, tem Tags, Reaction de Vídeos, Reflexão e uma série que comecei contando a minha caminhada aprendendo coreano. Essa série se chama Korean: My Journey (Coreano: Minha Jornada) e lá eu vou mostrando o que aprendi e o que estou aprendendo.

Estou dividindo os vídeos em episódios, e vim trazer aqui os primeiros já postados com links de sites e aplicativos indicados, e também com a parte escrita da explicação.

 

Ep. 0 - O que uso para estudar?

 


 Livro: Elementary Korean - Ross King, Jaehoon Yeon (Segunda Edição)

O livro pode ser encontrado em diversas lojas, na época que ganhei, ele foi encomendado na Livraria Cultura. Porém dei uma pesquisada e atualmente o preço mais em conta está na Amazon, lá você pode comprar o livro Elementary Korean e também o Workbook Elementary Korean (livro de exercícios).

Sites


Aprendendo Coreano - www.aprendendocoreano.net


Foi através deste site que aprendi o hangeul. Mas o site tem muito mais do que isso, tem gramática, vocabulário e a Aileen agora faz vídeos também, o que ajuda muito. Super recomendo!

Talk To Me in Korean - www.talktomeinkorean.com


O Talk To Me in Korean (TTMIK) é um site feito por coreanos onde eles gravam podcasts em inglês e ensinam coreano. Disponibilizam também o pdf de cada lição para que o aluno possa fazer download, além de disponibilizar pdf com exercícios das lições. O TTMIK fez livros de suas lições e agora também os vende, para quem quiser comprar.

Aplicativos


Memrise



Memrise é um ótimo app para aprender idiomas, você pode aprender Coreano, inglês, francês, italiano, russo, japonês, e tudo mais o que você imaginar. Existem algumas funções pagas, mas não são super essenciais e não tê-las, não vai prejudicar em nada o seu aprendizado. Pessoalmente, eu gosto muito desse App.


Rieul Korean


É um aplicativo que eu gostei bastante, além de ter a parte gramatical, ele te dá acesso a dicionários como Naver e Daum. O que é muito bom e me agradou.


Learn Korean

O aplicativo é dividido em várias temáticas e cada uma trás varias frases e palavras para o seu vocabulário. Além disso, ele tambem tem uma parte para gramática e Quizz.


Korean Pronunciation Trainer


É um app que trás todas as combinações possíveis de sílabas do hangeul e ensina a pronúncia de cada um. Muito bom para ouvir e pronunciar depois.

Baixe o Korean Pronunciation Trainer aqui

Korean Word


É um dos meus favoritos entre os apps citados. Este aplicativo trás uma palavra de coreano por dia, dessa forma você aprende uma nova palavra todo dia. Achei a ideia do aplicativo super legal!

Ep. 1 - Cumprimentos Básicos em Coreano




Neste vídeo apresentei rapidamente alguns cumprimentos básicos em coreano, abaixo deixarei o hangeul, romanização, tradução e qualquer outra explicação adcional que for necessária.

안녕하세요 [an.nyeong.ha.se.yo] - Oi, Olá.

안녕히 가세요 [an.nyeong.hi ga.se.yo] - Tchau (se fala para quem está indo embora), literalmente significa "vá em paz". Se as duas pessoas estiverem indo embora, as duas usam 안녕히 가세요 para dizer tchau.

안녕히 계세요 [an.nyeong.hi gye.se.yo] - Tchau (se fala para quem está ficando), literalmente significa "fique em paz".

Ep. 2 - Expressões Básicas em Coreano pt. 1



Neste vídeo apresentei algumas expressões básicas em coreano que aprendi no livro Elementary Korean, estou dividindo em partes para que não fique muito grande. Abaixo deixarei o hangeul, romanização, tradução e qualquer outra explicação adcional que for necessária.

[ne] ou [ye] - Sim.

아니오 [a.ni.o] ou 아니요 [a.ni.yo] - não. Comumente é mais usado 아니요, pois é menos formal, mais leve, fofo e amigável. 아니오 é um uso muito antigo e é mais encontrado em livros e dramas históricos.

안녕하세요? [an.nyeong.ha.se.yo?] - Pode também ser usado para perguntar se a pessoa está bem, então neste caso com a entonação de pergunta seria usado para perguntar "tudo bem?", "como vai você?", "como você está?".

네, 안녕하세요? [Ne, an.nyeong.ha.se.yo?] - É assim que se responde a pergunta acima e pergunta de volta se a pessoa também está bem.

... 입니다. [Ip.ni.da] - Eu sou... [Para falar diga "(seu nome) ipnida"].

마나서 반갑습니다 [ma.na.seo pan.gap.seup.ni.da] - Prazer te conhecer, prazer em te ver.

수고하십니다 [su.go.ha.sip.ni.da] - Oi, Olá (para alguém trabalhando).

수고하세요 [su.go.ha.se.yo] - Tchau (para alguém trabalhando).

수고하셨어요 [su.go.ha.syo.sseo.yo] - Obrigada por me ajudar, bom trabalho.

처음븹겠습니다 [cheo.eum.bwep.ke.sseup.ni.da] - É um prazer te conhecer (mais formal).

고맙습니다 [go.map.seup.ni.da] ou 감사합니다 [kam.sa.hap.ni.da] - Obrigada.

천만에요 괜찮아요 [cheon.ma.ne.yo gwaen.chanh.a.yo] - De nada, sem problemas.

Esses até agora são os vídeos que estão no ar no canal e o que mostrei do meu aprendizado. Espero que tenham gostado de ver em forma mais detalhada o que passei no vídeo. Em breve trarei mais expressões que aprendi e tenho mais planos para o canal. Se tiverem sugestões de coisas que querem ver nesta série, é só me falar. Além disso estou aprendendo, por isso se eu falar algo errado podem me corrigir. Vamos aprender juntos! Este post também está postado no K-Pop Amino, por mim mesma, porém fiz algumas alterações nele para colocar aqui no blog, pode acessar o post aqui.

Beijinhos e Até a Próxima!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário